Nutricionista revela o truque para comer açúcar sem pôr em causa a sua saúde

Não é nada difícil exceder a dose diária de açúcar, mas há um truque que promete atenuar os danos. E, sim, falamos de um alimento que tem na sua despensa.

Indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo – é a principal fonte de energia das células e um estimulante do nosso cérebro –, mas inimigo da saúde e da boa forma física quando consumido em excesso, o açúcar continua a ser um dos alimentos mais controversos, mas, ao mesmo tempo, dos mais consumidos.

Dos alimentos processados, ao pão, passando pela fruta, não esquecendo a lactose e o próprio açúcar em si (como aquele que é usado no café), é muito fácil exceder a dose diária recomendada por dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de açúcar deve estar abaixo dos 10% das calorias ingeridas diariamente, idealmente perto dos 5%.

Mas há um truque que promete atenuar os danos causados pelo açúcar. E, sim, falamos de um alimento que possivelmente tem na sua despensa.

 

Este é o seu novo melhor amigo

Apesar de ser uma aliada na obtenção de vitaminas e minerais e na hora de optar por um snack mais saudável, a fruta é uma fonte de açúcar pura e isso deve estar sempre presente em mente na hora de escolher a fruta e determinar quantidades.

“Tudo o que é fruta tem açúcar, tem frutose, e em excesso no nosso corpo é metabolizada e transformada em gordura, principalmente abdominal”, começa por explicar em entrevista à Women’s Health a nutricionista Raquel Cruz.

A velha teoria de que deve comer bolachas de água e sal com fruta na esperança de atenuar o efeito da frutose é ainda uma realidade, mas pare já de o fazer! Comer bolacha de água e sal com a fruta é impensável. Ao fazê-lo, está a introduzir mais sal no organismo, fazendo com que o índice de retenção de líquidos aumente”, alerta a especialista.

Mas há mais. À boleia desta ‘tradicional’ combinação, “toda a frutose da fruta é absorvida e vira gordura”.

Diz a especialista que este efeito negativo e inesperado (sejamos honestas) é também válido para outras bolachas, como a do tipo Maria e a bolacha integral, pois, na verdade, “não têm fibra suficiente para impedir o nosso corpo de absorver a frutose da fruta. Apenas a amêndoa é capaz”.

“Só há um alimento que está cientificamente provado que corta a frutose da fruta e pode adicionar-se aos smoothies no lugar da fibra solúvel. É a amêndoa”

A eficácia da amêndoa ficou provada em 2014 num estudo publicado pelo Journal of The Heart American Association.

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