Resistir a uma bola-de-berlim na praia não é fácil, mas temos boas notícias: há espaço para esta gordice e um truque que ajuda a não engordar. E dá saúde!

Que a amêndoa é a nossa melhor amiga na hora de comer fruta e até mesmo preparar um smoothie, poucas ou nenhumas dúvidas restam, mas, e se lhe dissermos que é também uma aliada nos pequenos deslizes na dieta?

Quem o diz é a nutricionista Raquel Cruz, que defende a importância de consumir este fruto seco como forma de bloquear ou atenuar a ação maléfica do açúcar – sim, falamos da sua transformação em gordura localizada.

“Suponhamos que vamos agora à praia e ao invés de bebermos o nosso smoothie a meio da manhã queremos uma bola-de-berlim, o que recomendo é que depois um excesso – seja um gelado, uma bola-de-berlim ou até um smoothie com muita fruta – se comam seis amêndoas. A amêndoa tem a capacidade de suprimir a absorção do açúcar e da própria gordura”.

Mas, em que medida é a amêndoa uma super aliada no combate ao efeito do açúcar? Pois bem, segundo a especialista – que dá consultas em Évora e tem ainda uma mercearia a granel, a Gaveta d’Ingredientes -, “ao invés de absorvermos 80 ou 90% da bola-de-berlim a nível de açúcar, vamos apenas absorver em 40 ou 50%”.

E a bola-de-berlim é um alimento permitido numa dieta? Claro que sim, diz a especialista. Peso e medida são as palavras de ordem, mas “podemos comer de tudo, apenas é preciso saber como comer. Muitas vezes a má junção dos alimentos é a causa para as dificuldades em perder ou ganhar peso”.

Mas atenção, não é pelos superpoderes que a amêndoa apresenta que fica com ‘luz verde’ para cometer excessos e colocar a saúde e boa forma física em risco. A dica acima referida serve apenas para atenuar as consequências do consumo pontual de alimentos ricos em açúcar (não existem milagres, como é claro). Use-a como exceção para os momentos de festa, por exemplo, e não como regra para um consumo desmedido de doces.

Apesar de a amêndoa ser uma aliada, o consumo de açúcar deve ser o mais moderado e ponderado possível. Clique nas imagens acima e saiba tudo sobre o açúcar e, claro, sobre os seus malefícios quando consumido em excesso.

 

Leia também:

Nutricionista revela o truque para comer açúcar sem pôr em causa a sua saúde

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Ads

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend