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A diferença entre perder peso e perder gordura

Utilizar os termos certos pode ser meio caminho andado para manter a motivação intacta.

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O personal trainer Max Weber decidiu explicar a importante diferença entre perder peso e perder gordura, numa publicação que já se tornou viral no Instagram.

De acordo com o profissional, monitorizar apenas o peso não é suficiente. Há mais a saber se o objetivo é perceber se está a ter os resultados pretendidos.

“O número na balança (o nosso peso) está SEMPRE a mudar. A cada dia, a cada hora e até de minuto para minuto”, escreve o PT na rede social. “Observar a perda de gordura, ao longo do tempo, é muito mais linear do que observar o progresso de perda de peso.

Enquanto este último flutua bastante, o primeiro método é direto. Tal acontece porque a percentagem de gordura não flutua no momento em que bebemos água ou ingerimos uma refeição mais pesada. Isto só acontece com o nosso peso”, conclui.

Outros indicadores a ter em conta

Weber recomenda monitorizar outros fatores para perceber se os objetivos estão a ser alcançados. De acordo com o PT, é preciso olhar para o processo, e para o corpo, como um todo.

Assim, medidas, fotografias de progresso, nível de performance e de energia e até a forma como as roupas lhe assentam, são indicadores indispensáveis a considerar.

“Em suma, à medida que se vai progredindo na jornada de perda de peso e gordura, não devemos observar apenas uma variável para avaliar o sucesso! É preciso focarmo-nos em múltiplas variáveis, já que elementos como o peso estão sempre a flutuar”.

Por isso, já sabe. Se, na próxima subida à balança, o número for superior ao da semana passada, não seja tão dura consigo. Avalie todos os fatores e perceba o corpo como um todo – e não apenas como um número.

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