Menu
Inicio Perder Peso Perder peso: a melhor forma física veio com os 40 anos

Perder peso: a melhor forma física veio com os 40 anos

Do ginásio ‘sem qualquer conhecimento’ às aulas de grupo, foi na musculação que encontrou o caminho para a sua melhor forma.

A página de Instagram ‘Fit aos 40’ apresenta exatamente aquilo que está a pensar: publicações de treino, alimentação saudável e outras formas de inspiração a um estilo de vida mais saudável. A autora por detrás desta conta é Alice Salgado. Até aos 30 anos, a nossa entrevistada nunca se tinha preocupado em cuidar do corpo. “Ia ao ginásio duas vezes por semana, só porque gostava. Não percebia nada do assunto, muitas vezes saía do ginásio e ia comer um bolinho na pastelaria do lado”, conta.

Os anos passaram e o estilo de vida sedentário levou Alice a atingir um físico que até então desconhecia. “Tinha noção de como estava a ficar mas não tinha tempo para cuidar de mim. A prioridade era acabar os estudos, mas já tinha na mente que mal acabasse o mestrado iria entrar na linha”.

01| MUSCULAÇÃO: O TREINO IDEAL AO SEU CASO

O regresso ao ginásio aconteceu aos 34 anos, mas só aos 40 descobriu o tipo de treino em que realmente se revia. Com 37 anos, foi ‘apresentada’ aos treinos de musculação pelo namorado, mas embora pusesse em prática algumas dicas de alimentação propostas pelo companheiro, só aos 40 trocou as aulas de grupo pela sala de pesos. “Eu detestei porque não percebia nada, mas comecei por pedir planos de treino aos PT´s do ginásio”. Quando deu por si, a sua rotina passou de 1 para 5 treinos de musculação semanais.

02| A NOVA ALIMENTAÇÃO

Sem alimentação equilibrada, não há treino que valha, e Alice sabe-o! “Fui aprendendo que a alimentação era essencial para ganho de massa muscular e fui estudando e melhorando”, conta. “Há uns quatro anos deixei o açúcar e a farinha, e estudo a alimentação anabólica. No ano passado fui à nutricionista, pois tinha perdido peso com o confinamento e queria ganhar mais massa muscular. Aconselhou-me a adicionar creatina e de facto notei mais força e ganhei 2 kg”.

03| APOIO PROFISSIONAL?

Embora veja o acompanhamento constante de personal trainer um investimento que não se pode “dar ao luxo de pagar”, Alice não vê tal realidade como limitação. “Vou pedindo dicas aos PT´s do ginásio que frequento e fui à nutricionista pela primeira vez no final de 2020, para fazer a bioimpedância e obter umas dicas para ganhar mais massa muscular. Fiquei a saber que a minha massa gorda estava a 19,7% e fiquei muito contente pois há quatro anos rondava 30%.

04| O PESO NÃO É UM PROBLEMA

Foi aos 40 anos que a sua mudança física realmente aconteceu e demorou 2 anos até atingir o seu objetivo. Hoje, “o meu objetivo é engrossar a coxa e depois perder mais massa gorda para que se veja melhor o six-pack. Vi uma diferença enorme quando deixei de tomar o anticoncecional, em julho de 2019, simplesmente em dois meses passei dos 57 kg para os 55 kg, parece que desinchei e foi definitivo. Hoje luto para ganhar músculo.

Brand Story