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Pequenas e benéficas! Conheça o melhor de cada semente

Ter mais saúde e ganhar mais massa muscular é possível estes pequenos aliados. E ainda por cima são muito baratos!

Pequenas e benéficas! Conheça o melhor de cada semente

Pequenas, boas e prontas a comer! Assim são as sementes. Tão versáteis quanto benéficas.

E se basta uma semente fora do comum para produzir uma colheita fora de série, reunimos as melhores sugestões do mercado para as introduzir na sua alimentação.

Além de garantirem sabor extra às refeições, ainda vão multiplicar os benefícios para aproveitar melhor todas as horas do seu dia. Rita Correia, nutricionista no Club Clínica das Conchas, em Lisboa, revela o que estas pequenas aliadas podem fazer por si.

Sementes de chia
sementes de chia
Estudos recentes indicam que possuem mais 30% de antioxidantes do que o mirtilo (um dos frutos mais ricos em antioxidantes) e que bastam duas colheres de chia para obter mais cálcio do que um copo de leite.

Mais-valia: As sementes de chia são conhecidas pelo seu conteúdo em vitaminas
B1, B2 e B3, em cálcio, fósforo, zinco, fibras e ainda em gorduras polinsaturadas ómega 3.

Benefícios: Favorecem a saciedade, ajudam a melhorar a motilidade intestinal, reduzem o colesterol, contribuem para uma melhor circulação sanguínea e ainda ajudam a reduzir a inflamação.

Perfeitas para: Emagrecer e melhorar a saúde cardiovascular e intestinal.

Experimente assim: Para as ingerir devem estar bem hidratadas. Assim sendo, uma boa opção é juntá-las a um iogurte, à sopa ou aos batidos. Também pode colocar 1-2 colheres de sopa num copo de água e deixar repousar da noite para o dia. Para aumentar o aporte de fibra e fornecer maior saciedade, adicione-as às suas refeições.

Sementes de linhaça

Sendo a fonte de ómega 3 mais rica que existe na natureza, escusado será dizer que são as aliadas perfeitas para a manutenção da sua saúde e para melhorar a qualidade de vida. Mas há mais…

Mais-valia: Destacam-se por serem uma excelente fonte de vitaminas K, E, B1, ácido fólico, colina, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, selénio, zinco, fibras e ainda em gorduras polinsaturadas ómega 3.

Benefícios: Ajudam a reduzir os níveis de colesterol, têm efeito anti-inflamatório, promovem a saciedade e ajudam a combater a obstipação. Além disso, o ómega 3 garante melhor desempenho mental.

Perfeitas para: Emagrecer, promover a hipertrofia muscular e melhorar o seu
desempenho desportivo.

Experimente assim: Deve consumi-las moídas para que possa aproveitar melhor os nutrientes. Contudo, certifique-se de que ficam bem armazenadas para as gorduras não oxidarem em contacto com o ar.

Sementes de sésamo

sementes de sésamo

Esta pequena – mas enorme – semente é uma das espécies vegetais mais antigas, chegando a ser considerada quase sagrada no Oriente. Devido à sua riqueza nutricional, devia ser quase obrigatório comer semente de sésamo quase diariamente.

Mais-valia: Estas sementes são ricas em ácido fólico, vitaminas E, B1, B3, B6 e em minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo e zinco. Também contêm gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas ómega 6.

Benefícios: São boas fornecedoras de ácido fólico, um nutriente importante, especialmente para as mulheres que pretendem engravidar, de forma a evitar defeitos no feto. Se está a planear ser pai, já sabe o que sugerir à sua mulher.

Perfeitas para: Mulheres em idade fértil.

Experimente assim: Graças ao seu sabor característico, são ótimas para polvilhar a fruta cortada em pedaços ou usar nos legumes e saladas.

Sementes de cânhamo

cânhamo

De sabor neutro e super versáteis, um dos aspetos mais interessantes nestas sementes é o facto de serem uma boa proteína vegetal. Há quem afirme que são das melhores proteínas vegetais que existem.

Mais-valia: São uma excelente fonte de proteínas vegetais, vitamina E, fósforo, magnésio, zinco e manganês. Além disso, também são ricas em gorduras polinsaturadas ómega 3 e ómega 6.

Benefícios: Destacam-se por aumentarem o aporte proteico das refeições (junte à sopa, por exemplo), potenciando a síntese proteica muscular. Por sua vez, a vitamina E ajuda a proteger as células dos radicais livres, aumentando a imunidade e acelerando a recuperação após o treino.

Perfeitas para: Vegetarianos e para promover a hipertrofia muscular.

Experimente assim: Como funcionam como um reforço proteico na alimentação, são um
bom complemento em pratos vegetarianos.

Sementes de girassol

Estas sementes são um alimento saboroso e extremamente fáceis de incluir na alimentação, já que uma simples colher de sopa por dia é o suficiente para sentir benefícios num curto espaço de tempo. Além disso, são ligeiramente adocicadas, o que é perfeito quando a gula aperta.

Mais-valia: Estas sementes são uma boa fonte de vitaminas E, B1, B3, B6 e de minerais como magnésio, fósforo e selénio, além de serem muito ricas em gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas.

Benefícios: Ideais para reduzir os radicais livres, aumentar a imunidade e promover
a recuperação muscular após o esforço.

Perfeitas para: Desportistas de endurance.

Experimente assim: Coloque algumas destas sementes nas suas saladas ou misture-as
com legumes salteados.

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