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Para agachamentos sem lesões, faça assim

Se não doer, é porque não está a fazer bem. Assim o dirão muitos especialistas que apontam o dedo a quem faz 100 agachamentos… mas nem metade foram válidos

Para agachamentos sem lesões, faça assim

Como treinar para ter um rabo mais firme e definido? Muito provavelmente, a resposta que lhe veio de imediato à cabeça foi agachamento, e com razão.

Este é um movimento relativamente fácil de se realizar, que se vê incorporado em incontáveis aulas. Do Crossfit ao zumba, passando pelo BodyPump e tantas outras. Dizemos relativamente fácil, porque há uma tendência por detrás do famoso ‘squat’. Muitas esquecem este pormenor e acreditam que chegarão aos resultados tão mais rápido quantas mais repetições garantirem.

Esta despreocupação inquieta qualquer personal trainer que transmite a teoria do agachamento. Muitas de nós já sabe esta teoria, mas será que a temos sempre em consideração?

Sempre não. E o erro cometido é quase sempre o mesmo, como refere Sarah Lindsay, fundadora do ginásio RoarFitness, em Londres. O perigo, explica a especialista, é que o agachamento trabalha muitos grupos musculares e por isso é fácil que se realize o movimento errado, o que leva ao risco de lesão.

Sente-se ‘como um bebé’

Para o evitar, importa seguir algumas regras básicas que garantem evitar lesões ao mesmo tempo que tornam o exercício mais eficaz. Tais orientações são tão simples quanto ‘sentar-se’ como um bebé.

Do agachamento praticado por qualquer criança ainda antes de andar, só tem de passar à progressão natural que conta com cinco passos:

  1. Tronco por cima da bacia
  2. Coluna reta
  3. Anda pela linha dos joelhos
  4. Joelhos atrás da ponta do pé
  5. Peso apoiado no calcanhar

Desta posição, só tem se subir e repetir. O nosso desafio é o de completar três séries de 20 repetições. Não se preocupe com o tempo que demora a finalizar cada série e garanta que a postura é mantida a cada movimento.

Se garantir que o realiza várias vezes por semana, verá os resultados aparecer sem dar por isso.

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