Menu
Inicio Nutrição Papinhas caseiras para o seu bebé. Damos-lhe duas receitas

Papinhas caseiras para o seu bebé. Damos-lhe duas receitas

…servem também para o lanche da mamã!

papa, bebé

A preparação das primeiras refeições do bebé não tem de ser uma tarefa hercúlea e a mãe pode até partilhar do que confecionou para o bebé. Sim, as papas podem ser o lanche ideal nos dias em que a preguiça fala mais alto ou até mesmo uma forma simples de adicionar um pouco mais de vitaminas e minerais na alimentação.

Para a nutricionista Sandra Santos, também autora do blogue Papinhas da Xica, “desde que ajustada a quantidade e o restante aporte diário de macro e micronutrientes”, as papinhas podem ser boas aliadas da mãe. Além disso, são um reforço a nutrientes como gordura e proteína, dependendo dos níveis de atividade física, das necessidades da mulher e, claro, da quantidade ingerida.

Na hora de preparar as papas, Sandra Santos sugere que “os pais deveriam privilegiar alimentos locais, sazonais e preferencialmente biológicos”. Mas salienta: “não quero com isto dizer que tenhamos de consumir sempre produtos biológicos, tal parece-me até impossível. Contudo, sempre que optamos por um produto biológico estamos a afirmar que queremos um sistema alimentar mais consciente e sustentável”.

Para lhe facilitar um pouco a vida nesta fase, a Women’s Health dá-lhe a conhecer duas receitas do livro de Sandra Santos: Papinhas da Xica: Guia de alimentação para o primeiro ano do bebé [editora Arena Editora].

Papinha de Banana, Mirtilos e abacate

(1 porção/ 5 minutos)

Vai precisar de: 1 bana, 1 mão cheia de mirtilos, 1/4 de abacate

Coloque num copo alto todos os ingredientes e triture-os com a varinha mágica. Papinha pronta a servir! Ideal para bebés com mais de 9 meses

Creme de tofu e framboesa

(1-2 porções/5 minutos)

Vai precisar de: 2 pêssegos, 1 chávena de framboesas, 100g de tofu macio.

Descaroce e corte o pêssego em pequenos pedaços e coloque-o numa caçarola. Leve-o ao lume, juntamente com 1-2 colheres de sopa de água. Quando levantar fervura, reduza para lume brando e deixe-o cozinhar durante mais 2-3 minutos ou até o pêssego estar macio. Desligue o lume, adicione os restantes ingredientes e triture até obter a textura desejada. Esta papa é ideal para bebés com mais de 12 meses.

Outros Artigos


Outros Conteúdos GMG

Brand Story