Menu
Inicio Living 5 efeitos surpreendentes da hormona da felicidade

5 efeitos surpreendentes da hormona da felicidade

Um simples abraço é o suficiente para que os níveis de oxitocina aumentem, mas há muito mais a saber sobre esta hormona da felicidade.

viver mais, feliz

A oxitocina é produzida no hipotálamo e está associada aos sentimentos mais positivos. Um simples abraço é o suficiente para que os níveis desta hormona aumentem, mas há muito mais a saber sobre este ‘transmissor’ de felicidade.

Eis cinco curiosidades científicas sobre a oxitocina:

  1. Generosidade

Segundo um estudo na revista científica PLOS ONE, as pessoas com nível de oxitocina mais elevado são 80% mais generosas.

  1. Sono

Já um estudo publicado na revista Regulatory Peptides revela que a hormona da felcidade tem também o efeito contrário do cortisol (hormona do stress),acalmando e promovendo um sono tranquilo.

  1. Capacidades sociais

Uma investigação divulgada na Proceeding of the National Academy of Sciences mostrou que, ao inalar oxitocina, indivíduos com autismo aumentam significativamente a sua capacidade de comunicar e aproximar-se dos outros.

  1. Apetite sexual

Foram identificadas ereções espontâneas em ratinhos de laboratório depois de terem sido injetados com oxitocina, segundo um estudo revelado pela Physiological Review.

  1. Criação de memórias

A mesma Proceedings of the National Academy of Sciences revelou um estudo que defende a teoria de que a oxitocina amplia, no sexo masculino, as memórias da mãe.

Brand Story