Menu
Inicio Uncategorized Os segredos de um sorriso de Verão

Os segredos de um sorriso de Verão

Dr. Khaled Kasem
Os segredos de um sorriso de Verão
Impress

O Verão chegou e trouxe consigo novos motivos para sorrir. É a estação do ano preferida da maioria e não há quem se aborreça no que toca a praia, calor, mergulhos a horas tardias e umas quantas bolas de Berlim calóricas. O cenário parece perfeito, mas a verdade é que a mudança de estação e o calor característico desta altura podem ter consequências na saúde de um sorriso que, embora sincero e feliz, esconde, por vezes, alguns problemas.

Verão é sinónimo de relaxar, mas a verdade é que a saúde não tira férias e a saúde oral não é exceção. Tudo aquilo que amamos na nova estação é também tudo aquilo que nos pode fazer mal. Desde o mar, aos banhos de sol e, sobretudo, às bolas de Berlim, há hábitos de Verão que devem ser pensados tendo em conta alguns cuidados adicionais, para garantir que se tira partido do melhor e se evita o pior.

O primeiro grande fator que pode influenciar a saúde de um sorriso de Verão prende-se com a mudança de temperatura. Ainda que inevitável e mesmo que gradual, o aumento da temperatura tem influência direta no esmalte dos dentes, que tem tendência a rachar, tornando os dentes mais sensíveis e com um aspeto manchado. A sensibilidade dentária é, portanto, um dos grandes problemas associados ao Verão exatamente por ser causada devido a choques térmicos provocados, na grande maioria, por alimentos e bebidas com uma temperatura significativamente diferente da dita temperatura ambiente.

No que diz então respeito à alimentação, os alimentos de Verão são também um fator de risco para a saúde dos dentes, tendo em conta que cumprem duas características de alarme: são alimentos e bebidas geladas e têm na sua composição uma exagerada dose de açúcar. Além da sensibilidade dentária provocada por bebidas e gelados, a propensão para o aparecimento de cáries aumenta igualmente, provocada pelo consumo excessivo de açúcar, e não há nada que as bactérias gostem e precisem mais para se desenvolver.

Para todos os que preferem piscina aos mergulhos no mar, há também que ter em atenção o efeito que o cloro poderá ter. Devido ao alto teor do cloro, nadar em piscinas pode provocar a erosão e o enfraquecimento dos dentes. Nesse sentido, é essencial que após um mergulho na piscina, os dentes sejam escovados para eliminar vestígios de todo e qualquer produto químico.

Seja na piscina ou no mar, a adrenalina dos desportos de ondas e as brincadeiras aquáticas têm sempre um risco acrescido. Para todos os que utilizam aparelhos tradicionais, essas atividades podem magoar a boca, pelo que há quem evite esse tipo de divertimento por precaução e medo. Ainda assim, alinhar os dentes no Verão não tem de ser um problema a partir do momento em que existe a opção de alinhadores invisíveis removíveis que permitem aproveitar cada momento de forma segura, discreta e, acima de tudo, indolor.

Ainda que todos estes perigos sejam reais e possa causar incómodos indesejados no Verão, há cuidados que se podem e devem ter para garantir o equilíbrio perfeito e o melhor aproveitamento do bom que a nova estação tem para oferecer. Para cada refrigerante gelado, há sempre um sumo natural; para cada aparelho tradicional, há sempre alinhadores invisíveis removíveis; e para cada bola de Berlim, um leque variado de frutas que ajudam a higienizar os dentes ao invés de promover mais bactérias.

O truque para um sorriso saudável e feliz no Verão assenta, acima de tudo, em água. Em primeiro lugar, e numa altura em que as temperaturas aumentam, beber água é a melhor solução no combate à desidratação e a todos os problemas que daí advêm. Por outro lado, também a água do mar pode ser solução. Se é verdade que o cloro da piscina pode afetar a saúde dos dentes, também é verdade que a água do mar, devido aos altos níveis de sal, pode reduzir as bactérias orais.

Se os sorrisos felizes já são garantidos no Verão, é importante garantir também que são saudáveis. A saúde oral não tira férias e não podemos permitir que problemas nos dentes afetem as nossas. Todas as estações do ano são boas para cuidar de nós e há segredos que um sorriso de Verão esconde que devem ser revelados e prevenidos para que o sorriso seja apenas e só isso: um sorriso de Verão saudável, sincero e feliz.

 

POR Dr. Khaled Kasem, chefe de ortodontia da Impress

Brand Story