Menu
Inicio Gravidez Os pés da mulher mudam durante a gravidez?

Os pés da mulher mudam durante a gravidez?

Se se prepara para ser mãe pela primeira vez, é possível que esta questão lhe tenha passado pela cabeça. (E talvez já passe pelos seus pés.)

Sem mais demora, dizemos-lhe sim, o seu pé vai sofrer alterações durante a gravidez. E a podologista Fátima Carvalho, do Centro Clínico do Pé, explica porquê.

O corpo da mulher está sujeito a muitas alterações durante a gravidez e os pés não são exceção. A alteração mais comum é as mulheres aumentarem o tamanho dos sapatos durante a gravidez. No entanto, a gravidez leva a mudanças permanentes no pés, sendo necessário estarem atentas. Devido ao aumento de peso, o centro de gravidade na grávida tende a modificar-se e a pressão nos membros inferiores aumenta. Isto favorece o aparecimento de um pé plano, alterações significativas na postura e, consequentemente, no caminhar.

O pé plano é uma alteração no formato dos pés que consiste na diminuição do arco plantar, passando a planta a assentar toda no chão. Durante o período gestacional é também frequente algumas mulheres sofrerem de inchaço nos tornozelos, o que se relaciona com o aumento do fluxo de sangue da placenta.

Temporário e sem consequências graves, portanto. Mas conte com a mudança.


Leia também:

Na gravidez, “o importante é não encontrar barreiras ao exercício físico”

Brand Story