
Que o sono é essencial para a nossa saúde, todas sabemos. Não é por acaso que falamos em sono de beleza: uma noite mal dormida reflete-se, também, no seu aspeto.
Mas aquilo que come também influencia a sua pele. Nomeadamente a nível de prevenção – ou, pelo menos, adiamento – de rugas. Saiba que tipo de alimentação ajuda a travar as rugas.
Cores:
Dizemos constantemente que comemos mais com os olhos do que com a barriga, por isso, deixe-se encantar pelas cores do arco-íris e leve todas essas tonalidades para a mesa. Quantas mais cores consumir, maior é o leque de vitaminas, minerais, antioxidantes, fitoquímicos e polifenóis que dará ao seu organismo.
Mas seja o mais variada possível, tanto nas cores, como nos alimentos. Experimente combinações novas e mantenha-se fiel aos alimentos da época.
Inclua o máximo e frutas e vegetais na alimentação.
Proteína:
Se associa o consumo de proteína apenas à construção de músculo, então temos algo para lhe ensinar: este macronutriente tem um papel determinante na formação das unhas, cabelo, olhos e… pele.
Sim, a proteína é um dos maiores combustíveis da máquina que é o corpo humano e um dos nutrientes que mais a alimenta.
Mas toda a proteína conta? Não necessariamente. Carne de aves, ovos e leguminosas são as melhores.
Gorduras:
Por muito que tentemos escapar, a verdade é que as gorduras são nossas amigas e fundamentais para o funcionamento do sistema hormonal, do cérebro e, claro, de todo o nosso corpo, incluindo novamente as unhas, cabelo e pele.
As gorduras monoinsaturadas são as melhores e, por isso, os abacates são verdadeiros aliados. Mas as gorduras polinsaturadas, como o salmão, os frutos secos e as sementes, são também fundamentais.
Amor:
Sim, a forma como nos sentimos é fundamental para a nossa aparência física, não fosse o stress um dos principais aliados do nosso organismo e da nossa pele.
Apesar de os sentimentos negativos serem importantes para o equilíbrio mental, tente manter sempre a calma e procure o lado positivo de todas as situações.