Menu
Inicio Nutrição Os cereais integrais fazem bem?

Os cereais integrais fazem bem?

Os cereais são uma extraordinária de energia, contêm um vasto leque de vitaminas e minerais e promovem o funcionamento natural do organismo.

Uma alimentação saudável é pautada pela variedade e pela inclusão de um vasto leque de alimentos. E aqui, claro, incluem-se os cereais.

Apesar de serem muitas vezes negados por culpa dos hidratos de carbono, os cereais são nossos amigos!

Além de serem a base da pirâmide alimentar, uma a extraordinária fonte de energia, contêm um vasto leque de vitaminas e minerais e promovem o funcionamento natural do organismo.

Mas para que os cereais sejam realmente bons para a saúde, não importa apenas incluí-los apenas na alimentação diária. É preciso saber escolher.

E é aqui que entra o poder dos cereais integrais.

Um recente estudo da Jean Maywe USDA Human Nutrition Research Center on Aging, nos Estados Unidos, vem reforçar essa ideia.

 

O poder dos cereais integrais

Segundo a investigação, os cereais integrais ajudam a manter o peso saudável, equilibram os níveis de açúcar no sangue a aumentam quantidade de calorias usadas pelo corpo.

Ao contrário dos cereais refinados – como a farinha branca ou a massa tradicionalmente comercializada –, os integrais não são submetidos a um processamento tão agressivo e, por isso, mantêm uma boa parte dos nutrientes, em particular a fibra.

Com a ajuda de 81 participantes, os cientistas analisaram o impacto de vários tipos de dieta na saúde humana e concluíram que a ingestão diária de cereais integrais promove uma perda de mais 100 calorias do que a ingestão de cereais refinados.

Sim, estamos a falar de hidratos de carbono que ajudam a perder peso!

O consumo de cereais integrais foi ainda associado a um melhor microbioma e a uma maior capacidade das células lutarem contra os marcadores inflamatórios – algo que, por si só, dá saúde.

O estudo foi publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition.

 

Conselho WH: Leia sempre o rótulo de cada embalagem alimentar e não se deixe enganar por estratégias de marketing, pois alguns produtos são comercializados como integrais e, na verdade, possuem grandes quantidades de cereais refinados.

Brand Story