Menu
Inicio Saúde Os efeitos da terceira dose da vacina contra a Covid-19 são mais...

Os efeitos da terceira dose da vacina contra a Covid-19 são mais graves?

Falámos com uma especialista para esclarecer as suas dúvidas.

vacina
Pexels

Portugal é um dos países com a maior percentagem de vacinação contra a Covid-19, o que levou a que uma grande parte da população já tivesse recebido a terceira dose. Quer se trate da vacina da Moderna ou da Pfizer, muitos têm-se perguntado porque sentiram mais os efeitos secundários desta vez.

Há maiores efeitos quando se recebe a terceira vacina?

“Todos os fármacos têm efeitos secundários, mas embora faltem mais estudos, nada aponta para que existam maiores efeitos na terceira dose da vacina, pois o comportamento da mesma não irá mudar”, diz Ana Isabel Pedroso (@dokinni), médica de medicina interna na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Cascais.

Quais são os efeitos secundários?

Contudo, não há necessidade de se preocupar, uma vez que os efeitos secundários são uma reações normais do corpo nesta situação. Embora possa ter percebido um maior desconforto, isto não tem sido o mesmo para todos porque os efeitos são muito variados. “As reações mais habituais à terceira são semelhantes à da segunda, podendo aparecer com maior intensidade: dor, vermelhidão e inchaço no local da picada, febre, cansaço, dores de cabeça, mialgias, aumento de gânglio linfáticos (muito observados em regiões próximas à vacina, como na axila)”, explica a especialista.

Em quem é mais frequente estes efeitos?

Ana Isabel Pedroso refere que “é muito variável, sendo que é completamente normal ter efeitos secundários leves. As pessoas que podem ter efeitos mais graves (tal como a anafilaxia), são as que têm um fundo mais alérgico e que tiveram alergia declarada e observada na primeira toma”.

Quais são as recomendações para atenuar estas reações?

A médica afirma que as recomendações são simples:

Se inchaço e vermelhidão: gelo no local da picada, 15 minutos, três vezes por dia;

Se febre: arrefecimento corporal e paracetamol;

Cansaço, dor muscular e mal-estar: mais descanso que o habitual e beber água em quantidade adequada.

Brand Story