Menu
Inicio Beleza Os erros que não pode cometer quando lava a cara de manhã

Os erros que não pode cometer quando lava a cara de manhã

Cair nestes erros pode deixar a sua pele mais oleosa, sensibilizada ou ‘flácida’. Dizemos-lhe o que NÃO deve fazer ao lavar o rosto pela manhã!

Lavar o rosto? A ciência diz-lhe como

Embora lavar o rosto possa parecer uma etapa muito simples e rotineira pela manhã, existem erros que pode cometer ao fazê-lo (e que acabam por afetar a sua pele mais do que imagina), como não regular a temperatura da água ou fazer a limpeza com movimentos na direção errada. Quer saber se está a cometer alguns destes erros? Continue a ler para descobrir.

Lavar com água muito quente

O rosto não deve ser lavado com água muito quente porque, além de danificar e avermelhar a pele, pode afetar a barreira que protege a humidade e os lipídeos, causando desidratação e até superprodução de sebo. A temperatura ideal para lavar o rosto deve ser em torno dos 30ºC, o que significa que a água está um pouco mais fria do que quente. Isso também ajudará a reduzir a inflamação e a descongestionar os poros da manhã.

Usar qualquer sabão

Se lava o rosto com o mesmo sabão que usa no corpo ou pior, nas mãos, está a cometer um erro grave! A pele do rosto é mais delicada nesta zona, pelo que necessita de um sabão especial consoante o seu tipo, se é seco, misto, oleoso ou sensível. Mudar esse pequeno detalhe na sua rotina de limpeza facial manterá a pele hidratada, macia, radiante, jovem e com uma textura muito mais refinada.

DICA: Se sentir que a sua pele está limpa e equilibrada ao acordar, e só quer ter a certeza de que ela está perfeita, esfregue um pano com água micelar em vez de lavar do zero. O que é importante é que enxague para que nenhum resíduo fique na sua pele e a resseque.

Secar o rosto com a toalha de mão

Este é um dos piores erros que pode cometer ao lavar o rosto. A razão? A toalha de mão ou de corpo está cheia de bactérias e da poluição do meio ambiente que vai diretamente para o rosto, causando acne, pontos negros e outras manchas. Os especialistas recomendam usar uma toalha especial para o rosto e lavá-la pelo menos a cada 7 dias (assim como as fronhas) para uma tez muito mais saudável.

Esfregar a pele com muita força

Se ao lavar o rosto faz movimentos muito fortes com o sabonete para fazer espuma, usa esfoliante todos os dias, aplica muita força com os absorventes e toalhas desmaquilhantes ou tem aparelhos com cerdas para potencializar a limpeza, tenha cuidado! Movimentos muito bruscos irritam a pele e danificam a barreira cutânea, tornando o rosto mais sensível aos danos de fatores externos, como ressecamento e manchas.

A recomendação será sempre fazer movimentos circulares muito suaves com a ponta dos dedos e esfoliar com produtos ou dispositivos no máximo uma vez a cada duas semanas.

Lavar o rosto com movimentos para baixo

Uma das maneiras pelas quais pode fazer com que a sua pele fique ‘flácida’ ou com pouca firmeza e elasticidade, é lavar ou massajar com movimentos para baixo. Embora muitos já o saibam, vale lembrar que a pele flexível pode ser preservada ao limpar o rosto (e aplicando todos os produtos) com massagens circulares suaves de cima para baixo e de dentro para fora. A direção é importante!

Brand Story