Menu
Inicio Uncategorized Ortodontia invisível: o segredo para um sorriso saudável

Ortodontia invisível: o segredo para um sorriso saudável

Dr. Khaled Kasem
Ortodontia invisível: o segredo para um sorriso saudável
Unsplash
Por Dr. Khaled Kasem, chefe de ortodontia da Impress

 

 

Alinhadores invisíveis: tratamento de estética ou de saúde?

Quando as pessoas chegam à clínica, as razões que as trazem até nós costumam ser de duas ordens, que tendem a ser indissociáveis: por um lado, relacionadas com o seu bem-estar e a sua qualidade de vida, por outro, com questões estéticas e que mexem com a autoestima. Apesar de ser habitual encarar a Ortodontia, especialmente a invisível, como um tratamento de beleza, na verdade, para muitos, extravasa essa dimensão. Ter os dentes tortos pode causar problemas de saúde, uma realidade ainda relativamente desconhecida.
De facto, o nosso organismo é como uma máquina, que precisa de todas as peças para funcionar corretamente e é por isso que a saúde oral é tão importante, contribuindo para o equilíbrio sistémico. Por exemplo, dentes alinhados são mais eficazes para triturar alimentos e melhorar a dicção. Além disso, ao corrigir o posicionamento dos dentes, está-se a evitar cáries, doenças nas gengivas, estimuladas por bactérias que se alojam nos espaços existentes entre os dentes, além da halitose, erosão dentária e fadiga muscular, que frequentemente origina dores de cabeça. A boca é o espelho da saúde do corpo: se tiver alguma doença interna, refletir-se-á na sua boca.

 

O segredo invisível por detrás dos alinhadores

Dentro do espetro da Ortodontia, que se ocupa do alinhamento dos dentes e das arcadas dentárias, existem várias opções. Entre elas, destacam-se os aparelhos metálicos, inseridos na corrente mais tradicional, lado a lado com a ortodontia invisível, uma técnica que surgiu no final da década de 90 e que tem vindo a popularizar por introduzir um ideal de conforto no processo, fruto de inovações tecnológicas. Sem fios ou brackets ortodônticos, um tratamento de ortodontia invisível, como o da clínica, consiste na utilização, durante um determinado número de meses, de um conjunto de alinhadores personalizados com um plano de tratamento individualizado, que exercem pressão contínua sobre os dentes, com o intuito de desencadear o seu movimento gradual até à posição pretendida.

Partindo do pressuposto que o paciente cumpre todas as indicações do médico, utiliza os alinhadores durante, pelo menos, 22 horas por dia, e que não há nenhum imprevisto, de duas em duas semanas poderá estar a progredir no tratamento e a avançar para a etapa seguinte, trocando o set de alinhadores, até obter o seu sorriso perfeito.

De adolescentes a adultos, a ortodontia invisível permite tratar diferentes casos como, por exemplo, dentes aglomerados ou separados, rotações dentárias, mordidas desequilibradas, biprotrusão, entre outros. A duração do tratamento em si depende da complexidade de cada situação, mas, por norma, é de apenas 6 a 8 meses.

 

As grandes vantagens

Como os alinhadores são transparentes e removíveis, esta é a solução mais discreta e cómoda, o que significa que se pode sorrir sem complexos, planear refeições sem restrições alimentares e manter a higiene oral de forma mais simples, algo crucial ao longo do tratamento. O material suave de que são feitos os alinhadores, desenhado para ser o menos intrusivo possível, põe também termo às dores, à pressão localizada e às feridas características dos aparelhos tradicionais.

Por último, e visto que todos os passos de um tratamento de ortodontia invisível são previamente estudados através de uma simulação 3D criada por especialistas, o paciente pode visualizar, desde o início, como irá ficar o seu sorriso no final, sendo que não haverá necessidade de ajustes manuais, pelo que os resultados são mais previsíveis e rigorosos.

 

O futuro da ortodontia

A medicina tem evoluído e a Ortodontia não é exceção. Se, há 20 anos, quem precisasse/quisesse endireitar os seus dentes era inevitavelmente encaminhado para um tratamento tradicional, com aparelho ortodôntico que exigia um acompanhamento presencial regular que se traduzia num grande esforço financeiro, atualmente, há alternativas bem mais convenientes. Em clínica, temos a missão de garantir que a saúde oral é a prioridade e que não deve ser descurada pela dificuldade de um tratamento. Nesse sentido, garantimos que é um tratamento acessível a todos, ao permitir ao próprio paciente ser autónomo durante as várias etapas e ao providenciar um acompanhamento singular através da tecnologia. Longe ou perto, a qualquer hora e lugar, é agora possível garantir um sorriso bonito e alinhado. No final de contas, a vida deve ser levada a sorrir e com confiança e essa é a missão da ortodontia invisível e da Impress.

Brand Story