Menu
Inicio Nutrição Olhos bonitos? Esqueça a cenoura e aposte neste alimento

Olhos bonitos? Esqueça a cenoura e aposte neste alimento

Com níveis elevados de vitamina A, este fruto é um bom aliado para proteger o funcionamento do organismo, especialmente dos olhos.

fruta da época, mercado

A abóbora é um alimento que está disponível durante todo o ano, à exceção dos três meses de verão. Oriunda da América Central, em termos botânicos, é considerada um fruto da família das cucurbitácias. Esta família também inclui a melancia, o melão e ainda o pepino e, em Portugal, a maior parte da produção acontece na região Oeste.

O seu tom alaranjado deve-se aos carotenóides, substâncias altamente ricas em antioxidantes, sendo que a abóbora contém betacaroteno, um pigmento que confere a este fruto a sua cor amarelada e alaranjada. Este é um alimento baixo em calorias, mas nutricionalmente rico. Segundo a Direção Geral da Saúde (DGS), 100 g de abóbora equivale a 9 Kcal.

Com níveis elevados de vitamina A, este fruto é um bom aliado para proteger o funcionamento das células do organismo. De facto, a abóbora contém mais vitamina A do que as cenouras. Note que esta vitamina é essencial para a visão, para o fortalecimento do sistema imunitário e até para o sistema reprodutor. Comummente diz-se às crianças que devem comer muita cenoura para crescerem com uns olhos bonitos, mas o incentivo ao consumo deveria focar-se mais na abóbora, devido à sua composição rica em vitamina A.

Ao conter flavonóides e antioxidantes, a abóbora ajuda a combater os sinais de envelhecimento das células. Além disso, contém ainda potássio, ferro, magnésio, cálcio e vitaminas do complexo B e C.

 

abóbora

Como posso comer abóbora?

Falamos de um alimento versátil e este símbolo do outono pode ter benefícios muito além de ser uma ótima forma de decoração para o Halloween. Na verdade, além de ser usado para decoração, este fruto pode estar presente em quase todos os tipos de comidas, como por exemplo:

  • Sopas
  • Batidos
  • Sumos
  • Acompanhamento para carne
  • Em substituição da batata
  • Sementes

Lembre-se ainda de que deve evitar a adição de açúcares processados na alimentação, garantindo a pureza do alimento e a obtenção de todos os nutrientes.

A loucura das sementes

As sementes estão na moda e prometem ajudar a melhorar o funcionamento do organismo, de uma forma simples. De entre uma grande panóplia de sementes disponíveis e de fácil acesso em qualquer supermercado, a abóbora volta a destacar-se. As sementes de abóbora podem ser utilizadas de várias maneiras, sendo que o mais comum é adicioná-las ao iogurte, as papas de aveia, a saladas, sopas ou ainda sobremesas. Além disso, pode triturar estas sementes, e todas as outras, para fazer o seu batido matinal.

Ainda que esta seja uma boa forma para adicionar mais nutrientes à sua alimentação, também as sementes devem ser consumidas com peso e medida, ou seja, sem exageros. Estas sementes provocam alterações ao nível intestinal e, antes de começar a consumi-las deve garantir que não tem problemas deste foro. Apesar de ser comum nos primeiros dias sentir algum desconforto a nível intestinal e até mesmo ter gases, se já tem problemas diagnosticados a este nível deve evitar as sementes.

Recorde que as sementes podem ajudar, mas não existe nenhum truque de magia para ser saudável e até perder algum peso. É preciso garantir que tem uma alimentação variada e equilibrada.

 


Leia também

https://www.womenshealth.pt/nutricao/tem-comer-fruto-tradicional-outono/

Brand Story