Menu
Inicio Saúde Odor fantasma: O que o seu nariz diz sobre a sua saúde

Odor fantasma: O que o seu nariz diz sobre a sua saúde

fantasma

O olfato é um dos cinco sentidos do corpo humano e todos gostamos de sentir cheiros agradáveis, apesar de este ser um sentido movido pelo gosto. O que para uma pessoa é agradável, pode não ser para outra, mas a verdade é que os cheiros podem remeter-nos para uma determinada fase das nossas vidas.

No entanto, o que percecionamos através do nariz também pode ser um indicador de desequilíbrio no corpo. Isto porque, às vezes, sentimos odores que não estão, de facto, presentes no ambiente em que nos encontramos.

Odores fantasma

Falamos de odores fantasma, ou melhor explicando, odores que temos a ilusão de percecionar, mas na verdade não passam disso mesmo: Ilusões.

Segundo a Mayo Clinic, a fantosmia permite-nos sentir odores que podem ou não ser agradáveis. Este é um fenómeno que pode acontecer em uma ou em ambas as narinas e que tanto pode ser permanente como pode acontecer esporadicamente.

Apesar de a sensação de cheirar algo que na verdade não estamos a cheirar ser comum, é também algo que não devemos ignorar. Esta ilusão pode significar que temos uma lesão na cabeça, problemas neurológicos ou uma infeção do trato respiratório superior.

Um estudo publicado na revista JAMA Otolaryngology – Head & Neck Surgery, que contou com a participação de 7.417 pessoas, provou que este é um problema de tende retrair-se com a idade. Mulheres com 60 anos ou mais revelaram sentir menos odores fantasma do que as mulheres mais novas. São também as mulheres quem, em comparação com os homens, sofre mais deste problema. A faixa entre os 40 e os 59 anos está associada a um maior risco de sentir odores fantasma.

Se sente estes sintomas contacte o seu otorrinolaringologista para obter um diagnóstico acertado o mais rapidamente possível.

Brand Story