Menu
Inicio Saúde As pessoas que usam óculos têm (quase) todas esta característica

As pessoas que usam óculos têm (quase) todas esta característica

É a Ciência que o diz.

óculos
óculos

Um novo estudo da Universidade de Edimburgo descobriu que as pessoas que usam óculos são, de facto, mais inteligentes.

Aquilo que era, até aqui, um estereótipo comum – das representações sociais dos chamados ‘nerds’ à tradicional imagem do professor inteligente – acaba de ganhar uma nova dimensão, desta vez baseada em indicadores científicos.

De acordo com os resultados desta investigação, a responsável pela ligação entre a necessidade de usar óculos e uma maior inteligência é mesmo a genética.

Depois de realizada uma análise pormenorizada a mais de 40 mil indivíduos, ficou clara a existência de uma ligação entre ambos os indicadores: aqueles classificados como ‘inteligentes’ apresentam uma probabilidade três vezes superior de possuir genes relacionados com os problemas oculares que exigem o uso de óculos.

Caixa de óculos? ‘Na boa’!

“A descoberta de efeitos genéticos na saúde e estrutura cerebral representa a construção de uma base de exploração muito importante que nos permitirá perceber de que forma as capacidades cognitivas são influenciadas ao longo da vida”, revelou Gail Davies, um dos principais autores do estudo ao The Telegraph.

Por explicar, fica o motivo pelo qual esta ligação existe. Contudo, foi ainda descoberto que aqueles com genes representativos de uma maior capacidade cognitiva possuem uma melhor saúde cardiovascular.

Brand Story