Menu
Inicio Perder Peso “O meu objetivo será sempre superar-me em cada prova”

“O meu objetivo será sempre superar-me em cada prova”

Perdeu 40kg após se assustar com um exame ao coração. Mas o foco de Carina nunca foi um certo número na balança. Foi sim uma vida que a realizasse.

Carina Robaina

É mãe, atleta federada de trail e dona de um estilo de vida saudável, onde o exercício físico é parte da sua fórmula da felicidade e um desafio constante que a leva a querer superar-se sempre mais e mais. Mas esta nem sempre foi a realidade de Carina Robaina.

Com mais de 98kg, comia mal porque “não tinha tempo” e via na fast-food a opção mais prática e rápida. “Se me apetecesse um doce, comia sem qualquer restrição”, lembra, e admite: “detestava peixe e legumes”.

“O médico disse-me que se não tivesse cuidado, o coração não ia aguentar”,

Os maus hábitos a nível de alimentação nunca lhe foram uma preocupação até começar a sentir dores no peito e um cansaço constante que o médico de família achou suficiente para fazer alguns exames para despiste. “O médico disse-me que se não tivesse cuidado, o coração não ia aguentar”, conta à Women’s Health. Aquele alerta fez-lhe olhar para o seu filho de dois anos, a correr, e perceber que naquele momento não tinha capacidade para o acompanhar. Este foi o essencial para arregaçar as mangas, colocar mãos à obra e começar a olhar por si.

O início da mudança

“Procurei um desporto que pudesse fazer. Comecei pelo zumba, caminhadas e aulas localizadas”, conta-nos. Daí, passou para as corridas de estrada, CrossFit e trail e foi com este último que mais se identificou. “O meu marido começou a correr em trails, para deixar de fumar, mostrou-me que realmente era possível e incentivou-me a experimentar”. A vontade de explorar aquela modalidade levou Carina a inscrever-se na prova de trail Douro Paiva. O plano inicial era fazer a caminhada mas arriscou-se a correr, “para saber se era capaz”. Além de ter sido capaz, adorou a experiencia e descobriu o seu desporto, como nos descreve. “Agora sou apaixonada pelo trail. O meu objetivo será superar-me em cada prova e alimentar os quilómetros feitos.

Carina, Trail

Os resultados

Da paixão aos novos hábitos e, consequentemente, a uma vida bem mais saudável. Carina perdeu 40kg em cerca de 4 anos e adotou novos hábitos – alimentares e de treino -, primeiro com apoio de uma nutricionista e depois por uma fisioculturista. Em casa, também sentiu o apoio que lhe foi essencial: “O meu marido foi uma grande ajuda. Começou a comer tudo igual a mim, para me motivar e tornar o processo de mudança de alimentação mais fácil para si.

Ciente de que era possível perder 40kg em menos tempo, Carina adianta-se em esclarecer que, para a própria, o mais importante não era o número na balança mas sim a segurança em despir-se sem ver muitas cicatrizes ou peles de um corpo outrora com excesso de peso. Caraterísticas que conseguiu evitar graças ao processo que optou por levar a cabo.

As pessoas certas no caminho

No trail, seu desporto predileto, Carina teve a sorte de se cruzar com pessoas que lhe marcaram como o atleta Miguel Moura. “Ele estava à frente da equipa de Sosense Trail Team Braga & Fernanfes e convidou-me a pertencer à sua equipa”, conta Carina que se tornou assim atleta de trail skyrunning federada.

A importância cada vez maior que o trail ocupa na sua vida levou-a a procurar um treinador para que a sua evolução fosse constante e a sua capacidade enquanto atleta, cada vez mais forte. “Os obstáculos passaram a ser degraus. Uns mais altos que outros, mas nunca impossíveis de passar. Tornei-me mais forte psicologicamente e aprendi que, quando queremos mesmo algo, nada é impossível. Basta acreditarmos”, garante.

Carina, Trail

Leitoras Fit à Pressão
  • Lema de vida: “Aprende a descansar e NUNCA a desistir!”
  • Snack favorito: Minhas panquecas de aveia com fruta
  • Música de eleição para treinar: Imagine Dragons – Believer
  • Peça de roupa de que hoje não se priva: Sapatilhas
  • Parte do corpo em que nota mais mudanças: Barriga e Cara
  • Treino favorito: Corrida em montanha
  • O que deixava de fazer devido e agora não se priva: Vestir calções

Brand Story