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O treino de soldado que a vai levar ao limite

O treino de soldado que a vai levar ao limite

Quando pensa em exercícios militares, o que lhe ocorre primeiro? A imagem da atriz Demi Moore na pele de GI Jane a fazer flexões intermináveis? Recrutas a rastejar por entre fossos de lama e arame farpado ou a subir grandes paredes? Sem dúvida, treino militar é, desde há muito, sinónimo de exercícios com o peso do corpo realizados até à completa exaustão.

Mas o treino básico está a ir além do cliché cinematográfico do sargento duro. “Eventualmente poderão existir grupos que não fazem bem a separação entre o meio militar e o meio civil, transportando condutas que deverão estar presentes dentro das unidades militares e não fora delas”, confessa António Palma.

O seu cérebro no treino básico

Há mulheres que conseguem ser as suas piores inimigas. No treino militar, a forma como fala consigo própria pode ter um grande impacto na eficácia dos exercícios. Quando começa a ficar difícil, tendemos a ficar negativas. Chega de conversa fiada! Repita um mantra positivo (como “Tu consegues” ou “Só mais uma repetição”) durante um minuto. Vai ajudar a silenciar as vozes que habitam na sua cabeça e que lhe dizem para desistir. “O objetivo de qualquer exercício deve ser o de fazê-la sentir-se mais forte e poderosa,” diz Tee.

Também o entanto o especialista em bootcamp faz questão de fazer essa distinção na Academia Fitness Militar [entre meio civil e meio militar]. Para o expert, o instrutor deve ser “um motivador disposto a ajudar cada indivíduo a atingir os seus objetivos. Deve transmitir respeito, confiança, sentido do dever e disciplina num ambiente de treino sério mas descontraído”.

Há também quem aprecie o treino de inspiração militar por isso mesmo

“Sim, o cliché ainda existe, mas já não tanto. Mas muitas pessoas procuram estes treinos mesmo por causa desse rigor. Querem alguém que puxe por elas”, defende o especialista Fernando Alves. Por isso, o importante será encontrar o bootcamp ideal para si, nem que para isso tenha de experimentar vários.

Mas antes de se aventurar, sugerimos um circuito para fazer sozinha ou acompanhada (de preferência outdoor). A rotina que se segue foi pensada por Tee Major, a quem o apelido assenta que nem uma luva. Major é nada mais nada menos que um dos melhores instrutores de treino militar do mundo.

O criador ta Tee Major Fitness

Começou a sua carreira como personal trainer do exército e instrutor de fitness das Forças Armadas e da Marinha americanas. Impressionada? Então, vai querer espreitar o Instagram: @teemajor!

Mas vamos ao que interessa! Nesta rotina, o seu maior adversário será o relógio. O objetivo é completar todos os exercícios em 30 minutos (ou menos), cumprindo a sua ordem. Faça-os 2 ou 3 vezes por semana, aumentando o ritmo a cada semana. Pronta? Em sentido… e veja as imagens da galeria!


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