Menu
Inicio Saúde O que significam as dores de cabeça matinais?

O que significam as dores de cabeça matinais?

Não tem de assumir de imediato que tem um tumor cerebral, mas ignorar estas dores não será o mais sensato. As dores de cabeça têm um propósito.

O que significam as dores de cabeça matinais?

Frequentemente as dores de cabeça são um mal suportável. Fora as enxaquecas, que podem ser extremas ao ponto de nos obrigar a ficar de cama, as dores mais leves são vistas como apenas um ligeiro desconforto.

No entanto, nem esta nem qualquer outra dor devem ser ignoradas sem se questionar. Uma dor de cabeça inexplicável não é o mesmo que uma dor de pernas que se sabe ser resultado de um treino de membros inferiores mais intenso, por exemplo.

Dito isto, o conselho é simples: ouça o seu corpo. Embora possa achar que aquela dor não tem explicação, um ‘isto já passa não chega’. A Women’s Health dá-lhe oito possíveis causas para estas dores, que tendem a acontecer de manhã. (Veja a galeria de imagens acima).

O causador pode estar na sua cama, ou então deve-se a algum mau hábito que pratica durante o dia. Saiba de que falamos e resolva o problema o quanto antes:

Não dormiu o suficiente:

Em média um adulto deve dormir oito horas por noite. Quando não descansa o suficiente, o corpo tenta alertar para o inevitável cansaço de várias formas. A dor de cabeça é uma delas.

Dormiu demasiado:

Quando dorme em demasia, o cérebro produzi níveis de serotonina mais elevados do que o suposto. Por consequência, reduz-se o fluxo sanguíneo no cérebro, o que leva às dores de cabeça.

Os seus níveis de endorfinas estão desregulados:

O corpo produz naturalmente estas hormonas, mas quando algo não funciona corretamente no organismo, a produção pode ser superior ou inferior ao necessário. Uma vez mais, as dores surgem como consequência.

Bebeu na noite anterior:

Se foi o caso, talvez a dor de cabeça não seja algo assim tão inexplicável. Porque o álcool desidrata o cérebro, as dores de cabeça são um resultado esperado deste comportamento.

Ressona:

O ressonar pode advir de vários males como apneia do sono que lhe impedem de dormir corretamente. Sem descanso, a sensação ao acordar não será certamente a mais agradável e vai certamente sentir os efeitos daquela má noite.

Bebeu café ‘tarde demais’:

O café é uma droga que estimula o sistema nervoso. Embora diferentes pessoas tenham diferentes níveis de sensibilidade ao seu consumo, a ingestão de café perto da hora de dormir compromete o sono.

Tem pressão arterial elevada:

A quem sofre desta condição, o sangue exerce mais pressão do que o suposto no cérebro, o que resulta em dor de cabeça.

Tem um tumor ou aneurisma:

Não dramatizemos. Uma dor de cabeça é, na maioria das vezes, algo simples de se tratar, mas há uma pequena probabilidade de se tratar de um caso grave como estes. Se a dor persistir, o melhor é ver um médico.

Artigo via Women’s Health.

Brand Story