Menu
Inicio Beleza O que são melasmas?

O que são melasmas?

Manchas no rosto? Saiba como travá-las!

O que são melasmas?

Mais comum em mulheres do que em homens, o melasma é também uma “forma de hiperpgimentação da pele”, sendo mais comum nos fotótipos mais elevados – pessoas com tonalidades de pele mais escuras.

Estas “manchas com distribuição preferencial no lábio superior, na região malar (bochechas) e na fronte” podem surgir à boleia do simples hábito de tomar a pílula, conta Ana Nogueira, dermatologista no Hospital de São João, no Porto.

Vera Torres, dermatologista no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, “o melasma depende das hormonas e está muito relacionado com a função ovárica. Por isso, quando os ovários diminuem a sua atividade, esta hormono-dependência acaba por fazer desaparecer estas lesões”.

No tratamento do melasma existem “intervenções terapêuticas em que se consegue despigmentar as pessoas completamente, mas uma das condições para a eficácia é a suspensão da pílula e de todo o tipo de aporte hormonal, como o anel vaginal, os implantes anticoncecionais ou os dispositivos intrauterinos com impregnação hormonal”.

 

Brand Story