Menu
Inicio Uncategorized O que quer mudar em 2019?

O que quer mudar em 2019?

Mafalda Almeida, Executive & Life Coach, faz um balanço sobre as vontades que surgem em cada novo ano, num apelo à ação e à consciência.

Mafalda Almeida

O novo ano já começou, e acredito que esteja cheia de boas intenções. Vamos conseguir tudo, certo? Errado. Se não fizer nada de diferente este ano, se não insistir na mudança de hábitos enraizados há anos (muito possivelmente), se não colocar o fator ‘desafio’ como prioridade no seu mindset diário, nada irá mudar, por mais que a intenção seja essa.

Sei que escrevo para mulheres focadas, demasiado focadas, na verdade. Escrevo para si que tem quinhentos mil focos e objetivos no mesmo dia. No entanto, esses objetivos são pequeninos, são miniaturas do que realmente quer para si, certo? Sei o que é isso. Sei o que é acordar, olhar para a agenda do dia, e querer adormecer de novo com tantas coisas assumidas e por resolver. Agora imaginemos isso multiplicado por… 365 dias. Nem sei como conseguimos, muito honestamente! Ou melhor: sei. Sei porque está no nosso ADN, na nossa mais do que provada capacidade de multitasking, e também no nosso instinto de sobrevivência. Resta saber se esta capacidade feminina de fazer muitas coisas ao mesmo tempo se revela benéfica a longo prazo.

Bom, voltemos ao ano que se inicia. Espero sinceramente que não tenha pedido 12 desejos em menos de um minuto porque se o fez, então tenho uma péssima notícia para si: muito provavelmente nenhum desses 12 desejos se vai concretizar. Novamente, são muitos focos ao mesmo tempo. Dica número 1: transforme os seus desejos em objetivos positivos, e que dependam só de si. Dica número 2: Passe das intenções às ações. Quer perder peso? Aposte num plano de ação para ser saudável. O foco na ‘perda’ não é positivo porque se baseia na escassez, em limitações.

A nossa mente não filtra o ‘não’ e todas as palavas semelhantes, por isso quanto mais se foca em perder peso, menos peso irá perder, porque a sua mente vai entrar num loop de escassez onde só lhe vai pedir aquilo que você mesma decidiu proibiu. E isto aplica-se para a perda de peso e para tudo o que quisermos chamar até nós. Chame pelo positivo. Substitua o objetivo de ‘perder peso’ por algo como por exemplo ‘ser saudável’. Uau, a nossa mente respira de alívio só de pensar assim, certo? Experimente. Tudo o que deseja pode ser concretizado se não for desejado em quantidade mas sim em qualidade. Tudo o que deseja pode acontecer se for traçado um plano de ação com deadlines específicos para o concretizar. Se quer atingir X, então o que tem de acontecer antes disso? E ainda antes? E por onde vai começar? Quando? Como? Onde? Quem vai estar envolvido? Como vai garantir que não vai desistir do que deseja ao mínimo obstáculo? Um Coach pode ajudar nesse sentido, tal como ajuda os mais altos cargos de empresas e multinacionais a melhorarem todos os dias os seus níveis de serviço enquanto pessoas e enquanto chefias que são.

Termino a falar de dois conceitos que a devem acompanhar neste novo ano e na perseguição dos seus objetivos. Esses dois conceitos podem até ser opostos e criar alguma ‘faísca’ quando conjugados. São eles: Disciplina e… tolerância. Crie a sua disciplina, trace um plano de ação detalhado, obrigue-se a estabelecer e cumprir as datas que nele constam. No entanto, permita-se errar, e não se castigue por isso. Errou, aprendeu. Se algo falhar no seu caminho, não se massacre, acredite que o ‘melhor está para vir’, e acima de tudo acredite que merece esse melhor. Diminua o stress, organize-se, celebre cada pequena conquista. Tolere a pessoa que é, tolere o que passou, e abra os braços ao que aí vem neste ano maravilhoso que se inicia.

Reformulo então o título deste artigo, em jeito de finalização: O que é que VAI mudar na sua vida em 2019? Que os seus desejos sejam reais. Feliz ano!

 

A especialista:

Mafalda Almeida, Executive & Life Coach, formadora, palestrante, mentora, e autora do livro Veja em si a Melhor Mulher do Mundo.

Mafalda Almeida, Life Coach

Saiba mais em: https://www.mafaldaalmeida.com/

Brand Story