Menu
Inicio Saúde Saiba o que acontece quando trabalha até tarde

Saiba o que acontece quando trabalha até tarde

Muito trabalho e pouca diversão pode levar a maus hábitos alimentares. Afaste-se deste mal!

4 factos sobre sucesso que aprendemos em 2019

Vai continuar a estender por largas horas o tempo que passa à secretária? Este presentismo vai prejudicar a sua saúde mental e as suas ambições de perder peso.

Para que não caia na armadilha do relógio, a Women’s Health diz-lhe porquê em cinco passos.

Acorrentada à mesa

Já não é invulgar sair do trabalho às oito da noite, em vez de às seis da tarde – mesmo que isso signifique estar a perder tempo sentado à secretária durante as horas extra. Pode estar a sabotar o seu metabolismo e a aumentar a resistência à insulina. Ao passar muito tempo sentada tem duas vezes mais probabilidade de desenvolver diabetes. Se não pode sair, pelo menos vá até à máquina da água a cada 30 minutos.

Comida para pensar

Se sai tarde do escritório então também vai jantar tarde. Isso vai influenciar o seu ritmo circadiano, levando a ganhos de peso. Mas é mais provável que este aumento surja devido a más escolhas alimentares causadas pela conveniência e fome. Já preparou o seu almoço? Então faça mais uma porção para o jantar.

Ritmo infernal

Permitir que o trabalho continue pela noite fora tornará mais difícil adormecer. Além disso, algumas noites mal dormidas durante uma semana podem mesmo aumentar o risco de doenças cardíacas. Por outro lado, uma sesta de uma hora pode ajudá-la a recuperar dos danos causados pelo excesso de trabalho e pela falta de noites descansadas.

Comportamento antissocial

Quando trabalhar até tarde deixa de ser um mal necessário e se torna um hábito, a sua vida social acaba por sofrer. Admita, troca os eventos pelas apresentações que tem de preparar? O facto é que o isolamento social pode levar a depressões. A cura passa por abrir o WhatsApp e marcar um jantar com amigos a meio da semana – é a salvação cientificamente provada para os seus problemas mentais.

Reset

Se ainda acha que as horas extra são o que precisa para ser promovido, reconsidere. Segundo o Observatório das Desigualdades do ISCTE-IUL, quanto mais forem as horas de trabalho, menor será a produtividade. Também os tempos de descanso em Portugal são dos mais pequenos da Europa. A média europeia é de 24,6 dias de férias por ano e em Portugal, 22 dias úteis.

Brand Story