Menu
Inicio Nutrição O que acontece ao meu corpo quando como um gelado?

O que acontece ao meu corpo quando como um gelado?

Com a chegada do calor, só apetece mesmo comer gelados, não é verdade?

O que acontece ao meu corpo quando como um gelado?

É a sobremesa do verão, mas será que sabe tudo sobre o gelado? Refresque-se com estas e outras curiosidades sobre o gelado que lembra a eterna pergunta: ‘É fruta ou chocolate?’

Este capricho tem triptofano, um aminoácido que, segundo uma investigação do Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA), acalma e reduz a agressividade. Resultado? Uma sensação de bem-estar que fica gravada no cérebro, mais concretamente na zona do hipocampo. É assim que se explica o facto de sentir que ganha água na boca quando vê um gelado (mesmo que nem tenha vontade de comer).

Com a cabeça fria

Sente que depois das primeiras lambidelas acaba com uma dor de cabeça? A Universidade de McMaster (Canadá) descobriu que tal se deve ao facto de o gelado (muito frio), quando entra em contacto com o paladar, dilatar os vasos sanguíneos do cérebro.

Este processo pode causar dor de cabeça ou a típica sensação de “cérebro congelado”. Solução: Não seja ansiosa e desfrute do gelado lentamente. Caso sinta que este entrou em contacto com o céu-da-boca, acaricie-o com a língua até que suba de temperatura.

Cuidado… é viciante!

Segundo a revista Plos One, a pizza está no topo da lista dos 25 alimentos mais viciantes. No entanto, adivinhe qual ocupa o quinto lugar, atrás do chocolate, batatas fritas e bolachas de chocolate. O protagonista deste artigo, claro!

Sim, também tem benefícios

Os que são feitos à base de leite e iogurte têm cálcio, logo ajudam a fortalecer os ossos. Se, além disso, forem artesanais terão um menor conteúdo de gordura. Assim, se o que pretende é sentir-se refrescada ao mesmo tempo que mantém uma rotina alimentar equilibrada, a melhor opção são os gelados de água misturada com sumos naturais.

Um estudo, realizado pelo Instituto de Psiquiatria de Londres aos consumidores europeus de gelados, revelou que 71% considera que comer gelados é divertido e 63,2% (quase dois em cada três inquiridos) considera que este doce refrescante é ótimo para criar relações sociais. Que tal combinar ir comer um gelado com aquele amigo?

No pódio nacional

Os portugueses são fãs confessos deste doce! No índice de reputação de marcas da Marktest (Marktest Reputation Index 2015), o primeiro lugar é ocupado por uma marca de gelados – a Olá é a marca com melhor reputação, mais admirada, mais familiar e com imagem mais positiva juntos dos consumidores nacionais. É seguida da Nestlé, que registou um índice de reputação de 82,93.

23,1%

É a percentagem de consumidores portugueses de gelado que afirma consumir um gelado pelo menos uma vez por semana, segundo dados da Marktest.

+WH: Veja como fazer um gelado de melancia incrível!


Leia também

Será que podemos mesmo ser viciadas em café?

 

Brand Story