Veja o que acontece ao seu corpo quando começa um plano detox, na galeria acima!
Durante todo o dia, todos os dias
Cuidado com os suplementos e planos que alegam desintoxicar o corpo. O corpo está constantemente a processar as toxinas. “O fígado faz esse trabalho maravilhoso de detox. Na realidade, se comermos bem (alimentos naturais, pouco calóricos mas ricos em vitaminas e minerais, estamos a desintoxicar naturalmente, sem necessidade de recorrer a sumos ditos milagrosos”, explica Maria João Ibérico Nogueira, nutricionista na GO Clinic, em Lisboa, e autora do livro Dieta à Sua Medida. Ao que parece, não é necessário uma bebida detox milagrosa.
Vá devagar
Se está a sobreviver à base de sumos, o mais certo é não estar a receber nutrientes suficientes para processar as toxinas. “Os detox pressupõem pouco tempo (um, dois ou três dias), mas na realidade deveríamos comer alimentos saudáveis sempre e não só num curto espaço de tempo com o intuito de desintoxicar”, indica a nutricionista, que acrescenta: “Em vez de fazer um detox, deveria antes evitar os tóxicos”. Pense sempre a médio prazo e não a curto prazo. Os atalhos raramente correm bem.
Sue mais (e melhor)
Uma bicicleta pode não ser muito apelativa quando se sente pesada, mas o cardio é um forte aliado para ajudar o corpo. Quando suamos, livramos o corpo de substâncias químicas nocivas. Gosta de batata-doce? Ainda bem, pois os seus antioxidantes combatem os radicais livres que são produzidos à medida que desintoxica. “Além disso, o exercício também alivia o stress, que é nocivo para a saúde”, indica a Dra. Maria João Ibérico Nogueira.
Luz verde
Sejam comidas, inaladas ou ingeridas, a maioria das toxinas passam pelo sistema de reciclagem de resíduos do corpo: o fígado. Porém, pode apoiar todo este processo através da nutrição. “Os legumes e a fruta no geral são bons (mas no limite). O importante é poupar trabalho ao fígado, evitando alimentos de difícil digestão, tais como o álcool e as gorduras”. Assim sendo, já sabe: evite as pizzas e as cidras.
Trabalhe as entranhas
Naturalmente, a principal forma de excreção do seu corpo ocorre nos intestinos. Mas, se as suas tripas estão em modo slow motion, pode estar a entrar num círculo tóxico. Se estiver constipada, as toxinas encontradas no produto residual no intestino podem ser reabsorvidas. Uma boa alimentação rica em fibras, com vegetais, leguminosas e grãos integrais vai manter as coisas em pleno fluxo.
Continua a sonhar com aquele corpo que idealizou como sendo o perfeito e o que gostaria de ter. O problema é que está com alguma dificuldade em emagrecer, mesmo com todas as dicas para o fazer de forma saudável e acaba por recorrer a outras formas.
Já experimentou um plano detox? De um a cinco dias, existem várias empresas que preparam alguns tipos de sumos para que possa ‘desintoxicar’ o organismo e dar-lhe um boost de perda de peso. O problema é que esse pode não ser o método mais saudável, equilibrado ou até saudável.
A publicidade enganosa vende a ideia de ser possível expulsar um ano de toxinas em uma semana. Mas será que o detox é assim tão mau?
Veja o que acontece ao seu corpo quando começa um plano detox, na galeria acima!