Menu
Inicio Nutrição Este foi o primeiro superalimento de todos

Este foi o primeiro superalimento de todos

O termo superalimento nasceu durante a I Guerra Mundial, numa estratégia de marketing que fez com que um fruto comum ganhasse o estatuto de estrela.

superalimento, fruta

Nunca se falou tanto em superalimento como nos dias de hoje, mas engana-se se pensa que é uma moda recente ou até mesmo puramente digital.

Conta a Universidade de Harvard que o termo nasceu – de forma indireta – numa estratégia de marketing. Tal como acontece hoje, isso fez com que um fruto comum do dia-a-dia ganhasse o estatuto de super star.

Tudo começou na Primeira Guerra Mundial e, à data, a United Fruit Company lançou uma poderosa campanha publicitária para promover a importação de bananas.

Nessa estratégia, abordava não só o sabor doce, como a versatilidade, o baixo preço e os benefícios para a saúde.

E foi assim que a tão banal banana passou a ser um alimento da moda, um superalimento. À boleia desta jogada de génio, passou a ser de consumo quase ‘obrigatório’.

Superalimento: Do Marketing para a Medicina

Apesar de estarem associados a uma grande vertente publicitária e comercial, os superalimentos apresentam, de facto, benefícios para a saúde.

Embora não exista ainda uma definição científica, classifica-se como super aquele que oferece um vasto leque de nutrientes em pequenas quantidades de alimento.

No caso da emancipação da banana, a Associação Médica Americana chegou mesmo a incentivar a ingestão para o tratamento da doença celíaca.

Deste modo, todas as crianças passaram a ter a banana como protagonista da alimentação, conta Harvard.

Como não poderia deixar de ser, a United Fruit Company aproveitou-se disso para reforçar a sua campanha, mostrando que a banana não era apenas um alimento barato, como também era uma verdadeira bomba medicinal.

Mas os tempos não foram sempre de glória. Passada uma época em que era vista como vilã da boa forma física, a banana voltou a ser protagonista.

Os seus benefícios são comuns a todos e a banana é até um dos alimentos preferidos do Food Pharmacy.

Conheça todos os benefícios desta doce fruta:

  • Vitaminas: A, B1, B6, B12, C
  • Minerais: Potássio, magnésio, ferro, manganês e cobre.
  • Amiga da saúde muscular, prevenindo as cãibras.
  • Melhora o sistema digestivo.
  • Atua diretamente como escudo do sistema nervoso.
  • Rica em triptofano, aminoácido que melhora o humor e que produz serotonina, hormona que regula a disposição, o sono, o apetite.
  • Rica em fibra.
  • Ajuda a controlar o apetite.
  • Fonte de prebióticos, por isso, nutre a flora intestinal.
  • Fortalece o sistema imunitário.

Brand Story