Menu
Inicio Beleza O poder dos antioxidantes na pele

O poder dos antioxidantes na pele

Mais brilho, mais elasticidade, mais juventude. A sua pele precisa de antioxidantes, o verdadeiro escudo protetor contra o envelhecimento!

O poder dos antioxidantes na pele

Não há volta a dar. Caminhamos todas na direção da velhice, mas isso não quer dizer que o tenhamos de fazer numa estrada curta. Pelo contrário. Há cada vez mais estratégias para combater eficazmente os sinais do envelhecimento, que é caracterizado por alterações no organismo. No entanto, é a pele que mais revela os sinais de que os tempos de juventude ficaram para trás.

A formação de radicais livres pode acelerar este processo, uma vez que esses mesmos agentes agressores acabam por danificar importantes estruturas da pele, como o colagénio e a elastina, causando um envelhecimento precoce devido ao desenvolvimento de rugas, manchas, perda de elasticidade e brilho da pele.

A melhor estratégia contra a ação dos radicais livres é a adoção de um estilo de vida que inclua cuidados corporais, a prática regular de exercício físico, pouco stress, uma exposição reduzida aos raios UV e poluentes e uma alimentação rica em antioxidantes.

 

O poder antioxidante

Os antioxidantes são substâncias protetoras, uma vez que têm a capacidade de estabilizar os radicais livres, prevenindo que os mesmos danifiquem as células saudáveis.

Os antioxidantes mais comuns incluem as vitaminas E e C, minerais como selénio, zinco, manganês e cobre e outras substâncias como os carotenoides e os flavonoides. Estes podem ser obtidos através de uma alimentação variada e equilibrada e de suplementos alimentares.

 

A chave protetora

Quando falamos em estratégias antienvelhecimento, é quase impossível não pensar no ácido hialurónico, que está envolvido no suporte das suas células, para além da reparação de tecidos.

Presente quer na derme quer na epiderme, ‘prende’ as células no respetivo local e ajuda a manter a sua textura e a sua elasticidade. Se os radicais livres atacam, a pele fica irritada e a derme deixa de produzir ácido hialurónico, enfraquecendo o suporte da epiderme e derme, formando rugas. A reposição de ácido hialurónico através de suplementos e de cosméticos pode auxiliar a manter a elasticidade da pele.

 

Plano de ação!

Com o intuito de retardar o envelhecimento precoce da pele, existe já uma diversidade de produtos de cosmética com a adição de antioxidantes. Percorra as imagens acima e saiba quais são e as escolhas mais acertadas para caminhar pela (quase) eterna juventude, segundo a nutricionista Joana Carvalho, das lojas Celeiro.

Leia também

Dê vida à cosmética. Pronta para os microrganismos?

Brand Story