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O outono chegou. Estas são as frutas da época e os seus benefícios

Há produtos que encontra todo o ano, mas existem exceções que só pode saborear quando a época outonal inicia. Descubra quais são e os seus benefícios.

frutas
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Segundo a nutricionista Sara Moreira, a fruta garante o aporte de nutrientes essenciais para o organismo. Ao incluí-las na sua alimentação, aumenta a ingestão de vitaminas, minerais, fibras e, ainda, de compostos fenólicos – “substâncias muito importantes pelas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias”, refere. No entanto, apesar de todas terem os seus benefícios, há frutas às quais deve dar preferência consoante a altura do ano em que se encontra. Para que possa compreender o motivo, a nutricionista entrevistada pela Women’s Health explica:

Mais vitaminas e minerais

O sol e o tipo de solo fornecem vitaminas e minerais, como a vitamina C, folato e os carotenos (excelentes antioxidantes). A fruta da época amadurece na árvore, e por isso tende a ter um valor nutricional superior. A fruta que é colhida ainda verde e armazenada por longos períodos, pode apresentar menos vitaminas e minerais.

O sabor da fruta é melhor!

Por serem apanhados das árvores quando estão maduros são mais frescos, saborosos e suculentos.

Menor impacto ambiental

A fruta da época é, por norma, produzida em Portugal. Isto faz com que não seja necessário transporte e, consequentemente, reduz a pegada ambiental.

Aumenta a variedade da nossa alimentação

Ao preferir frutos da época, acaba por consumir uma variedade maior de alimentos. Experimente sabores diferentes, como os figos e dióspiros. Todos estes frutos têm um importante lugar na saúde do organismo.

Preços mais baixos

Se num mês existe uma grande quantidade de ameixas e figos a serem produzidos, o preço é mais baixo. Para além disso, os frutos da época são mais baratos porque o esforço de produção e distribuição são menores (para colher a fruta é “só” esperar que amadureça na árvore. Não implica o custo do transporte, refrigeração e armazenamento por longos períodos).

Tendo estes aspetos em consideração, e uma vez que vamos entrar numa nova estação, deve saber quais são as frutas que deve consumir nesta altura do ano.

5 frutas da época outonal

Castanha: rica em fibra, vitamina C e ácido fólico. Fonte de potássio e vitamina B1 e B6.

Figo: fonte de fibra alimentar, potássio, cálcio, ferro e magnésio.

Romã: rica em fibras alimentares e vitamina C e K. Tem uma grande ação antioxidante.

Dióspiro: fruta bastante doce, com alto teor em fibra e excelente fonte de vitamina A.

Ameixa: rica em vitamina A, complexo B, C e K, fibras, potássio, cobre, ferro, cálcio, magnésio e fitonutrientes. Apresenta um elevado poder antioxidante.

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