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O direito (e dever) de abraçar o tédio durante a quarentena

Aborrecida em casa? Conheça os benefícios que isso traz para a sua saúde mental.

O direito (e dever) de abraçar o tédio durante a quarentena

Desde que passamos a estar confinados a casa que nos esforçamos tanto para estar sempre ocupadas que às vezes esquecemos que o tédio também pode ser bom para a nossa saúde mental.

É possível que, passadas já mais de duas semanas de isolamento por boleia da Covid-19, já tenha feito tudo o que normalmente não fazia quando podia fazer por falta de tempo ou paciência. É possível que, motivada pela corrente de fazer milhares de coisas e partilhá-las nas redes sociais, tenha experimentado tai chi, yoga, danças afro-cubanas, tenha feito panquecas ou tenha cortado o cabelo aos seus filhos com um tutorial em cujo título apareceu a palavra ‘fácil’ (cujo resultado é melhor não mostrá-la ao mundo). No entanto, no meio de tudo isto, não parou para pensar, diminuir a atividade do seu cérebro ou até hibernar emocionalmente para se proteger até que tudo isto aconteça.

De acordo com a definição do Priberam, o aborrecimento é o estado ou sensação vaga de desprazer, falta de agrado perante algo. No entanto, numerosos estudos médicos estabeleceram nos últimos anos que também há coisas positivas relacionadas com o aborrecimento e com o tédio – que andam sempre de mão dada. Em 2017, o autor Sandi Mann escreveu A arte de Saber Cansar-se, um trabalho que reflete sobre as causas do tédio numa sociedade hiperestimulada como a nossa e como agimos, reagimos e superamos esse estado. “Há um lado positivo no tédio e isso pode ser um catalisador para o humor, diversão, reflexão, criatividade e inspiração. A solução para o ‘problema do tédio’ é capacitar, em vez de evitá-lo: conceder a nós mesmos períodos de tempo longe de estímulos constantes. [O aborrecimento] pode enriquecer as nossas vidas, por isso devemos abraçar o tédio e valorizar o tempo de inatividade de forma positiva”.

Vivemos realmente numa sociedade cercada por estímulos, que, mesmo em situações de extremo isolamento como a que estamos passando, continuamos conectados e com o cérebro em plena capacidade. É paradoxal que, apesar do stress e da falta de tempo sejam as grandes queixas coletivas da nossa sociedade, quando somos forçados a parar e desacelerar, muitos de nós não sabem como reagir e a resposta é: “vamos fazer muitas coisas, mas dentro de casa”. Uma reação que pode levar a um problema adicional: a frustração, que pode ser sentida quando, depois dos dias, não sabemos mais o que mais inventar para ocupar os espaços em branco de nossa mente e os tempos mortos. Bem, talvez a solução seja simples, aceite os momentos de tédio e aproveite-os ao máximo.

O problema do tédio é quanto tempo dura e como lidamos com isso. Momentos pontuais são normais e até adaptativos, ajudam-nos a encontrar o que fazer. Ativam e iniciam o sistema. “Por exemplo, acabou de ler um livro e se pergunta: o que eu faço agora? Alguns minutos depois, em que a sua mente procura por opções, dependendo do tempo que levar para tomar essa decisão e chegar a ela, esse sentimento será mais ou menos desagradável”, explica a psicóloga Lina Romillo Herranz, membro do Top Doctor.

Se parar para pensar, quando era pequeno e enfrentava uma aula tediosa de História da Arte, por exemplo, certamente o seu caderno ou as páginas do seu livro acabavam cheias de rabiscos que a sua mente projetava como um meio de evasão diante do tédio que aquela situação provocava no seu cérebro. Bem, essa criatividade inconsciente é um dos benefícios desse estado temido. “O tédio, entendido como ‘não fazer nada’, é muito necessário e saudável. Ajuda a mente a se acalmar e a surgir ideias criativas. Sentir-se confortável e calmo sem fazer nada é algo que deve ser ensinado a nós desde que éramos pequenos, isso poupar-nos-ia muito desconforto. Em consulta, às vezes pergunto a alguns pacientes: ‘o que faria se partisse as duas pernas e os dois braços?’ A resposta geralmente é o silêncio, juntamente com uma expressão de angústia. Saber ficar bem sem fazer nada é um protetor de saúde”, diz Lina Romillo Herranz.

O pensamento recorrente de ter de fazer as coisas continuamente para evitar cair no tédio ou tristeza numa situação como a que estamos a enfrentar hoje em dia também pode ter um efeito certamente negativo. “Quando criamos a obrigação de não ficar entediados, caímos numa armadilha: quanto mais eu tento não ficar entediado, mais acho difícil desfrutar. Forçar-nos a parar de sentir alguma coisa e procurar voluntariamente por ela produz o efeito oposto, quanto mais eu a procuro, menos a acho. Como qualquer obrigação, a mente vive isso como um peso, um fardo, algo que exige esforço “, alerta o psicólogo.

E é aqui que os especialistas alertam para a necessidade de aproveitar momentos como este para aprender a desacelerar e meditar para cuidar das nossas mentes. Isso não tem nada a ver com ficar apático em frente à televisão ou a olhar para o infinito, mas refletir e pensar que não fazer nada durante uma ou duas horas por dia irá permitir-nos sonhar ou desenhar mentalmente as coisas que faremos ou gostaríamos de começar num futuro imediato. Em resumo, aprender a desfrutar da nossa (momentânea) solidão. “Estar bem consigo mesmo permite superar o medo da solidão, que é o contexto necessário para o autoconhecimento. A solidão dá-nos a oportunidade de nos conhecermos melhor, de viver uma independência saudável, quando não precisamos que o outro cuide de nós mesmos”.

Outra questão importante é perceber se a nossa mente stressada está realmente pronta para o tédio. Sim, dado o seu potencial de adaptação. “O estado natural do ser humano é a tranquilidade”, explica Lina Romillo Herranz. “As nossas mentes têm um potencial de adaptação incrível. O problema é que muitas pessoas vivem stressadas diariamente e essa é a sua normalidade. É possível que essas pessoas parem e isso custe mais do que o resto. Acho que temos uma oportunidade muito boa para refletir e aprender”, acrescenta.

Portanto, dê ouvidos aos psicólogos e aproveite esses momentos de tédio para seu próprio benefício. E, mais importante, vamos esclarecer uma coisa que a psicóloga Lina Romillo Herranzdefende: “As pessoas que cuidam regularmente da sua saúde mental são mais fáceis, adaptam-se melhor, não têm ansiedade, direcionam a sua mente e comportamento, sentem-se seguras e calmas”.

 

Artigo via Harper’s Bazaar Espanha

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