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O desporto, sempre o desporto! – Editorial de Pedro Lucas

Sara Matos, editorial

Crescemos a ouvir dizer que o desporto faz bem e que promove o desenvolvimento saudável do corpo. A ciência multiplica-se em estudos que o comprovam, mas a grande dificuldade que muitas pessoas se deparam está em passar à prática.

A vida encarrega-se de nos encher de desculpas para não fazer exercício físico como rotina, como uma tarefa essencial para o nosso bem-estar e qualidade de vida. São os filhos, o trabalho, a escola e outros fatores que acabam por desencadear a preguiça e a inércia. Mesmo sabendo que deveríamos fazer desporto para nos sentirmos mais ágeis e enérgicos, entramos numa espiral de justificações para não o fazer. É por isso que somos dos países europeus com maior taxa de excesso de peso, obesidade e sedentarismo. E atenção que isto não tem nada a ver com o querer ter um corpo da forma X ou Y. Tem, isso sim, a ver com a saúde com que ele se reveste.

Uma pessoa que treina regularmente – duas ou três vezes por semana por apenas 15 minutos em casa ou no ginásio -, está a cuidar da sua capacidade cardíaca (p. 46) e a prevenir uma série de doenças. Diminui os seus níveis de stress e ansiedade, pois o exercício físico faz-nos libertar endorfinas que nos dão uma incrível sensação de bem-estar físico e emocional. Até a nível sexual… basta ler o artigo da página 41. É tudo uma questão de perspetiva e decisão de cada pessoa.

Não faltam exemplos de pessoas com cargos de responsabilidade que não abdicam do treino, pois para além dos ditos benefícios, sabem que o exercício físico lhes garante maior eficácia, concentração e desempenho no trabalho. Aliás, o poder do desporto no nosso equilíbrio foi o ponto de partida para esta capa com Sara Matos. Quando a convidei, ela estava prestes a ser mãe. Combinámos começar o projeto quando ela se sentisse preparada. “Quero começar já”, disse-me ela logo duas ou três semanas depois de nascer o Manuel. Porquê?

Porque ela sabe que o desporto a tornava mais forte a todos os níveis e ainda mais nesta nova fase da sua vida. “Mais do que bonitas, o exercícios físico faz-nos sentir mais saudáveis e aptas para cuidar dos nossos filhos”, diz Sara na página 60.

Nesta preparação física pós-parto, a atriz teve o acompanhamento do editor de fitness da Men’s Health, Pedro Medeiros, e a orientação nutricional da fantástica Iara Rodrigues. Agradeço a ambos a entrega a este projeto. Por fim, salientar que esta edição assinala os oito anos de WH em Portugal e está solidariamente “pintada” com as cores da Ucrânia. Que a paz regresse rapidamente.

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