1. Estabilidade. Ter os pilares de força (cintura pélvica, tronco e cintura escapular), os músculos (trapézio e romboides) e membros inferiores (quadrícípites, isquiotibiais e glúteos) totalmente estáveis.
2. Calçado confortável. Uns ténis desgastos aumentam a dificuldade de execução e podem provocar desequilíbrios.
3. Distância entre as pernas. Dependendo da zona onde pretende incidir o exercício podemos unir ou afastar as pernas. A referência da posição correta é a colocação dos pés um pouco mais afastados em relação à linha dos ombros.
4. A posição da barra. Deve incidir no deltoide posterior ou sobre o trapézio (concentram maior massa muscular).
5. Pega semiaberta. Permite realizar o exercício em segurança sem correr riscos no manuseamento da barra.
6. Cinto. A um nível mais avançado utilize-o para prevenir lesões na coluna vertebral. Num nível mais baixo não irá permitir reforçar a musculatura lombar, diminuindo a resistência natural do exercício
Quanto faz um agachamento, ter em atenção a postura correta é essencial. Só assim garante um exercício eficaz e sem risco de lesões. Lembramos aqui como executar um agachamento o mais próximo da perfeição possível.
Mas há mais uma regra a considerar: É para ir até ao chão! Se descer os quadris abaixo do nível dos joelhos ao fazer um agachamento irá aumentar o desenvolvimento dos glúteos 1,5 vezes mais do que ficar-se por um ângulo de 90º
Assim defende Nilton Bala. O personal trainer na National Academy of Medicine aponta o deep squat como um poderoso exercício para os glúteos, e é com a barra olímpica que o deve executar.
Traduzindo à letra, DeepSquat significa agachamento profundo. E há motivos para que o movimento seja conhecido como o construtor de músculos, a começar pelos músculos envolvidos. Glúteos, quadricípites (vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio e reto femoral), bicípites femorais e Isquiotibiais, tudo é trabalhado com um ‘simples’ agachamento.
Como explica o personal trainer, os glúteos são extremamente solicitados durante a tensão muscular no movimento de extensão do quadril. Quanto maior for a amplitude, mais tensão será adicionada na região dos glúteos.
Resta saber que cuidados ter na execução do Deep Squat com barra olímpica. Percorra as imagens da fotogaleria acima apresentada e siga as dicas de Nilton Bala para o agachamento profundo.