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Nutricionista revela o truque para comer açúcar sem pôr em causa a saúde

Não é nada difícil exceder a dose diária de açúcar, mas há um truque que promete atenuar os danos. E, sim, falamos de um alimento que tem na sua despensa.

açúcar
Beautiful girl holding donut an having fun isolated on pink background. People with sweets.

Indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo – é a principal fonte de energia das células e um estimulante do nosso cérebro. Mas é inimigo da saúde e da boa forma física quando consumido em excesso. Apesar disso, o açúcar continua a ser um dos alimentos mais controversos, mas dos mais consumidos.

Dos alimentos processados, ao pão, passando pela fruta, não esquecendo a lactose e o próprio açúcar em si (como aquele que é usado no café), é muito fácil exceder a dose diária recomendada por dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de açúcar deve estar abaixo dos 10% das calorias ingeridas diariamente, idealmente perto dos 5%.

Mas há um truque que promete atenuar os danos causados pelo açúcar. E, sim, falamos de um alimento que possivelmente tem na sua despensa.

Este é o seu novo melhor amigo

Apesar de ser uma aliada na obtenção de vitaminas e minerais e na hora de optar por um snack mais saudável, a fruta é uma fonte de açúcar pura. Por isso, deve estar sempre presente em mente na hora de escolher a fruta e determinar quantidades.

“Tudo o que é fruta tem açúcar, tem frutose, e em excesso no nosso corpo é metabolizada e transformada em gordura, principalmente abdominal”, começa por explicar em entrevista à Women’s Health a nutricionista Raquel Cruz.

A teoria de que deve comer bolachas de água e sal com fruta na esperança de atenuar o efeito da frutose é ainda uma realidade, mas pare de o fazer! Comer bolacha de água e sal com a fruta é impensável.

Ao fazê-lo, está a introduzir mais sal no organismo, fazendo com que o índice de retenção de líquidos aumente”, alerta a especialista.

Mas há mais. À boleia desta ‘tradicional’ combinação, “toda a frutose da fruta é absorvida e vira gordura”.

Diz a especialista que este efeito negativo e inesperado é também válido para outras bolachas, como a do tipo Maria e a bolacha integral. Na verdade, “não têm fibra suficiente para impedir o nosso corpo de absorver a frutose da fruta. Apenas a amêndoa é capaz”.

“Só há um alimento cientificamente provado que corta a frutose da fruta e pode substituir a fibra solúvel. É a amêndoa”

A eficácia da amêndoa ficou provada em 2014 num estudo publicado pelo Journal of The Heart American Association.

Curiosa para saber mais sobre os benefícios da amêndoa? A Women’s Health diz-lhe o que precisa de saber!

  • Consumo regular de amêndoas está associado a uma melhoria do perfil lipídico.
  • Contém fitonutrientes que melhora a saúde dos microbiomas intestinais.
  • Melhora a saúde vascular.
  • Reduz o risco de inflamação.
  • Reduz o risco de resistência à insulina.
  • Ajuda a controlar o peso ou até mesmo a perder alguns quilos extra.
  • Tem um poder saciante.
  • Comer amêndoas duas ou mais vezes por semana reduz o risco de doença cardiovascular na ordem dos 13%
  • E de doença coronária em 15%. O risco de fibrilação é também 12% menor.

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