
Indispensável para o bom funcionamento do nosso organismo – é a principal fonte de energia das células e um estimulante do nosso cérebro. Mas é inimigo da saúde e da boa forma física quando consumido em excesso. Apesar disso, o açúcar continua a ser um dos alimentos mais controversos, mas dos mais consumidos.
Dos alimentos processados, ao pão, passando pela fruta, não esquecendo a lactose e o próprio açúcar em si (como aquele que é usado no café), é muito fácil exceder a dose diária recomendada por dia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de açúcar deve estar abaixo dos 10% das calorias ingeridas diariamente, idealmente perto dos 5%.
Mas há um truque que promete atenuar os danos causados pelo açúcar. E, sim, falamos de um alimento que possivelmente tem na sua despensa.
Este é o seu novo melhor amigo
Apesar de ser uma aliada na obtenção de vitaminas e minerais e na hora de optar por um snack mais saudável, a fruta é uma fonte de açúcar pura. Por isso, deve estar sempre presente em mente na hora de escolher a fruta e determinar quantidades.
“Tudo o que é fruta tem açúcar, tem frutose, e em excesso no nosso corpo é metabolizada e transformada em gordura, principalmente abdominal”, começa por explicar em entrevista à Women’s Health a nutricionista Raquel Cruz.
A teoria de que deve comer bolachas de água e sal com fruta na esperança de atenuar o efeito da frutose é ainda uma realidade, mas pare de o fazer! Comer bolacha de água e sal com a fruta é impensável.
Ao fazê-lo, está a introduzir mais sal no organismo, fazendo com que o índice de retenção de líquidos aumente”, alerta a especialista.
Mas há mais. À boleia desta ‘tradicional’ combinação, “toda a frutose da fruta é absorvida e vira gordura”.
Diz a especialista que este efeito negativo e inesperado é também válido para outras bolachas, como a do tipo Maria e a bolacha integral. Na verdade, “não têm fibra suficiente para impedir o nosso corpo de absorver a frutose da fruta. Apenas a amêndoa é capaz”.
“Só há um alimento cientificamente provado que corta a frutose da fruta e pode substituir a fibra solúvel. É a amêndoa”
A eficácia da amêndoa ficou provada em 2014 num estudo publicado pelo Journal of The Heart American Association.
Curiosa para saber mais sobre os benefícios da amêndoa? A Women’s Health diz-lhe o que precisa de saber!
- Consumo regular de amêndoas está associado a uma melhoria do perfil lipídico.
- Contém fitonutrientes que melhora a saúde dos microbiomas intestinais.
- Melhora a saúde vascular.
- Reduz o risco de inflamação.
- Reduz o risco de resistência à insulina.
- Ajuda a controlar o peso ou até mesmo a perder alguns quilos extra.
- Tem um poder saciante.
- Comer amêndoas duas ou mais vezes por semana reduz o risco de doença cardiovascular na ordem dos 13%
- E de doença coronária em 15%. O risco de fibrilação é também 12% menor.