O que acontece ao corpo quando come chocolate negro

O chocolate é um dos alimentos mais apreciados um pouco por todo o mundo. Mas também dos que mais remorsos causa.

Estudos científicos revelaram que as mulheres sentem duas emoções após comer chocolate: alegria e culpa. Mas é possível combater a última.

Se optar por um chocolate com mais de 70% de cacau, não só satisfaz a gula, como também dá um boost de saúde ao organismo. Porém, importa salientar que o produto verdadeiro tem três ingredientes principais (cacau em pó, manteiga de cacau e açúcar) e imensos micronutrientes naturais.

 

Eis o que o chocolate negro faz ao seu corpo

Cerca de dois pequenos quadrados por dia podem desenvolver o seu:

Cérebro:

Os antioxidantes do cacau, chamados polifenóis, contribuem para o aumento da circulação sanguínea no cérebro, com reflexos na melhoria da aprendizagem e da memória. A verdade é que países com a taxa mais alta de consumo de chocolate per capita têm tido muitos vencedores de Prémios Nobel — isto dá que pensar…

 

Coração:

A epicatequina, um dos compostos que confere o sabor amargo ao cacau, ajuda a baixar a tensão arterial. Para além disso, pouco mais de 50 g desta delícia negra por semana poderá diminuir o risco de AVC até 20%.

 

Energia:

Essa mesma epicatequina pode ampliar a função mitocôndrica das suas células. Ou seja, dá-lhe energia extra. Nessa mesma nota, o chocolate contém alguma cafeína, mas tal não se reduz ao seu único elemento estimulante. Quanto mais escuro for o chocolate, maior quantidade terá de teobromina, um químico estimulante.

 

Humor:

As gorduras da manteiga de cacau podem fazer libertar endorfinas naturais e pequenas quantidades de anandamida, que é produzida pelo cérebro e tem efeitos analgésicos, ansiolíticos e antidepressivos semelhantes aos da marijuana. Mas não se preocupe: traz felicidade e não uma pedrada.

 

Desejos:

Já alguma vez sentiu uma insaciável vontade de comer chocolate? Ao comê-lo, poderá estar a estimular o lobo frontal do seu cérebro — também conhecido pelo seu centro de recompensa —, agindo de forma semelhante ao de drogas viciantes, o que pode deixar o seu corpo a chorar por mais e mais.

 

Perda de peso:

E agora a melhor notícia de sempre: estudos revelam que as pessoas que comem chocolate regularmente são mais elegantes do que aquelas que não comem. Mas por favor, não devore a sua reserva de doces de uma só vez.

Ads

ARTIGOS RELACIONADOS


OUTROS CONTEÚDOS GMG


Send this to friend