Menu
Inicio Nutrição São os detox seguros ou um atentado à nossa saúde?

São os detox seguros ou um atentado à nossa saúde?

Smoothies, sumos, batidos detox… Esprememos a tendência e bebemos da opinião de duas especialistas em matéria líquida. Copo meio cheio ou meio vazio?

Nutrição até à última gota: Devo apostar nos detox?

Com a aproximação do verão e do bom tempo começam também a chegar as maiores preocupações com o estado do corpo. Andou a comer demasiado durante o último ano, nem sempre teve tempo para treinar e não está na sua melhor forma?

Muitas vezes os detox podem ser uma solução rápida para perder algum peso e dar um boost ao funcionamento do metabolismo. Mas será que são mesmo aconselhados?

Beber ou não beber, eis a questão

Glup glup glup: a ideia soa (e sabe) bem, mas da teoria à prática há quem faça uma tempestade num copo de sumo. De certeza que também já lhe passaram estas perguntas pela cabeça enquanto bebia um. Aqui encontra as respostas de que precisa.

Vamos lá saber: ajudam a perder peso?

A reposta curta é sim (embora não deva ser o objetivo principal). Mas, dependendo da quantidade de fruta (e consequentemente de açúcar), sim ou não, isto é, se num dia detox se ingerirem mais de 7 a 8 peças de fruta, a perda de peso poderá ficar comprometida.

“A ideia nestes casos será controlar o número de peças de fruta que se ingerem, optando por incluir sopa e saladas às refeições principais, assim como um copo de gaspacho no lanche da tarde. Desta forma, a saciedade estará garantida, sem comprometer os resultados na balança”, aconselha Filipa Cortez. Se no final resultar menos 1 kg, ninguém se chateia…

Bebidas de pressão fria: O que são, afinal?

São a última novidade fresquinha do mercado e se nunca teve coragem de perguntar em que consistem, temos a resposta antecipada: “As bebidas ou sumos conservados por hiperpressão a frio não contêm conservantes, aditivos ou açúcares, apresentando por isso vantagens comparativamente àquelas que são conservadas através da pasteurização, adição de ácido ascórbico ou outros conservantes, ainda que naturais”, explica a nutricionista Filipa Cortez.

Além do mais, a hiperpressão a frio elimina ainda de forma eficaz e mais saudável as bactérias presentes na fruta e/ou vegetais. Mas serão melhores que os sumos tradicionais? Cada um tem os seus pontos fortes.

Veja a galeria e esclareça todas as suas dúvidas sobre os detox!

Leia também

Brand Story