Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, EUA, revelou que quatro doses diárias de café diminuem em até 11% o risco de insuficiência cardíaca.
Mais energia
O café já é conhecido pelo seu poder energético. São as substâncias presentes no grão do café que fazem com que o rendimento do corpo aumente, combatendo o sono e o cansaço. Nutricionistas explicam que a cafeína estimula o sistema nervoso central, que está associado a uma melhora no estado de alerta, que consequentemente dará mais resistência ao esforço físico.
Reduz o risco de avc
Estudos indicam que beber café regularmente diminui o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Um estudo feito com mais de 83 mil mulheres apontou que o consumo regular de café está associado a uma redução no risco de derrame, devido ao seu poder antioxidante que diminui a acumulação de gorduras e reduz a resistência à insulina.
Ameniza sintomas de Parkinson
Num estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa da Universidade McGil, no Canadá, cerca de 60 pessoas, portadoras de Parkinson, ingeriram o equivalente a duas xícaras de café por dia e tiveram uma melhora na coordenação motora. Ficou comprovado que o café diminui os sintomas da doença, contribuindo para o funcionamento do neurotransmissor. Já um outro estudo realizado pela mesma Universidade, não notou os mesmos resultados da primeira investigação. O impacto da bebida varia de pessoa para pessoa.
Auxilia a memória
De acordo com um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins, EUA, revelou que o cérebro apresentou um nível mais profundo de retenção de memória em pessoas que consumiram mais cafeína.
Ajuda a combater a depressão
Já foi comprovado que o café afeta o humor de forma positiva e aumenta a disposição devido o seu efeito estimulante. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, EUA, revelou que doses moderadas de cafeína diminuem até 15% o risco de depressão.
Atenção, amantes de café e vegetais. Sim, leu bem: ‘café’ e ‘vegetal’ na mesma frase! Estes dois amigos improváveis ‘casaram’ e com essa união deram à luz ao Broccoli latte.
Broccoli latte é o nome da nova bebida que une café e vegetal, mais especificamente, os brócolos ou a couve-flor, numa só infusão. Trata-se de uma mistura do café, leite vaporizado e sete gramas de pó de crucíferos (que por sua vez é equivalente a um prato de vegetais, sendo, nesta bebida, os brócolos e a couve-flor os protagonistas). O pó é adicionado ao café antes que o leite vaporizado seja adicionado, deixando a bebida mais cremosa e menos amarga. Ou seja, para além de poder desfrutar do seu habitual café, também estará a adicionar mais vegetais à sua dieta. Um perfeito dois em um.
Vale relembrar que o brócolos é rico em minerais e vitaminas que são essenciais para o correto funcionamento do nosso organismo em vários aspetos, e ajuda a combater problemas digestivos, cardiovasculares, diabetes e obesidade. Estudos feitos recentemente revelam também que o brócolos ajuda a reduzir o risco de cancro.
A bebida apresentada na conferência Hort Connections, foi criada pela Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth da Austrália e pela Hort Innovation. Atualmente está ser fabricada e servida no Common Folk Café em Melbourne, na Austrália.
Para já, não sabemos quando é que esta bebida healthy chegará a Portugal.
+WH
Com ou sem vegetais, beber café de forma moderada tem inúmeros benefícios para a saúde. Percorra as imagens acima e saiba quais.