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É por isto que não consegue parar de comer durante a menstruação

Não consegue parar de comer durante ‘aquela altura do mês’? Explicamos-lhe o porquê de isto acontecer e também como pode evitar os desejos incontroláveis.


Quando ‘aquela altura do mês’ se aproxima, parece que toda a mulher se transforma. Ficamos mais rabugentas, apetece-nos comer tudo o que nos aparece à frente e cada vez que um cachorrinho morre num filme choramos ainda mais do que o normal. Chegamos mesmo a questionar-nos sobre o que se passa connosco e o porquê de estarmos naquele estado.

Identificou-se com todas estas premissas? Então, estamos juntas. Doce ou salgado, a verdade é que pouco importante que alimentos surgem, desde que os nossos desejos sejam satisfeitos e que possamos comer o que nos apetece. Falamos de uma vontade quase compulsiva e trata-se de comer em maior quantidade do que aquela que o organismo realmente necessita.

Não se recrimine, isto é algo perfeitamente normal. De facto, segundo o gabinete da saúde da mulher dos EUA, cerca de 90% das mulheres sofrem da Síndrome Pré-menstrual, sendo que isso se pode manifestar de várias formas diferentes. Inchaço abdominal, dores de cabeça ou flutuações de humor são situações relativamente comuns nas mulheres durante na fase do mês que antecede a menstruação. No entanto, as mulheres na casa dos 30, segundo a mesma fonte, são quem tem maior tendência para sofrer destas questões.

Ainda assim, se os seus desejos continuarem, é aconselhável que procure o seu médico a fim de entender se há algo mais a acontecer no seu corpo.

Por que acontecem mudanças tão intensas?

As evidências científicas sobre esta questão parecem multiplicar-se. A certeza de que, de facto, as mulheres comem mais depois da fase de ovulação chegou, no entanto, em 1981, com um estudo que afirma que as participantes ingeriram mais calorias nos 10 dias seguintes à ovulação, do que nos 10 dias anteriores.

Mais recentemente, um estudo de 2016 sugere que as mudanças hormonais que ocorrem no corpo da mulher, com as alterações dos níveis de estrogénio e de progesterona, causam desejos de comidas ricas tanto em hidratos de carbono, como também açúcar. Tudo isto antes de aparecer a menstruação. Este tipo de alimentos pode ajudar a aliviar o mau humor e até o cansaço que é normal sentir nesta fase do ciclo.

 

Adeus à negação. Comece a pensar em si

Não adianta negar que existe um problema. E já vimos que não está sozinha. Por isso, o primeiro passo para aceitar este processo natural do corpo da mulher é aceitar que, mês após mês, vai sentir alguns destes sintomas.

A solução? Primeiro, pode usar uma aplicação ou até um calendário para controlar a fase do ciclo em que se encontra. Assim, vai ser mais fácil perceber o porquê de estar com alguns desejos mais intensos e até o porquê de ter menos energia.

Para manter o equilíbrio durante todas as fases do seu ciclo menstrual, pode ainda optar por alimentos com hidratos de carbono complexos. Não sabe do que falamos? Os hidratos podem ser divididos em duas categorias: os simples e os complexos.

De facto, os hidratos ‘bons’ são os complexos, que demoram mais tempo a ser digeridos pelo organismo e, por isso, não causam picos de açúcar no sangue – o que acontece com os simples.

Veja a galeria e descubra os hidratos de carbono complexos que a vão ajudam a lidar com ‘aquela fase’ do mês!


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