Menu
Inicio Saúde Não lavar as mãos depois da casa de banho, afinal é mais...

Não lavar as mãos depois da casa de banho, afinal é mais perigoso do que pensava

É uma das principais conclusões de um estudo britânico, divulgado pela BBC, que alerta sobre o real perigo de não lavar as mãos.

Não lavar as mãos…

Especialmente depois de ir à casa de banho, pode representar mais que um péssimo hábito. De acordo com investigadores da Universidade de East Anglia (Inglaterra), este gesto deixa qualquer pessoa mais vulnerável a contrair a bactéria E.coli. A pesquisa foi publicada na revista The Lancet Infectious Diseases.


O perigo da E.coli

Para ter uma ideia, os investigadores afirmam que o hábito de não lavar as mãos – um simples hábito de higiene – é pior do que comer carne mal passada, outra forma de transmissão desta bactéria. Neste estudo, publicado na revista The Lancet Infectious Diseases, os investigadores analisaram 20.000 amostras fecais humanas e 300 amostras de sangue e centenas de amostras de esgoto, estrume dos animais, bem como em carne de bovino, suíno, frango, frutas e saladas.

A maioria das estirpes da E- coli são consideradas inofensivas para o ser humano, no entanto há outras que podem causar doenças graves e até fatais.

Para realizar o estudo, a equipa de investigadores sequenciou o genoma da Escherichia coli (E.coli) e registou que a maioria das estirpes resistentes a medicamentos não é transmitida através da ingestão de frango ou carne mal cozinhada. O responsável por este estudo, David Livermore, explicou à BBC que “é importante manter o hábito de lavar bem a comida e não ingerir carne crua, mas é muito mais importante lavar as mãos depois de ir à casa de banho”.

Brand Story