Menu
Inicio Living Tem uma música irritante na cabeça? Este truque ajuda a esquecê-la

Tem uma música irritante na cabeça? Este truque ajuda a esquecê-la

Siga a dica!

Tem uma música irritante na cabeça? Este truque ajuda a esquecê-la

Ter uma música irritante ‘presa’ na cabeça é uma das sensações mais comuns que podemos experienciar – na verdade, 90% das pessoas lidam com uma situação do género semanalmente.

“O cérebro armazena melodias em sequências. Ao ouvirmos o excerto de uma música, especialmente se esta incluir uma frase memorável, que se repete, o órgão sente uma compulsão para adivinhar o resto”, explica a Dra. Elizabeth Hellmuth Margulis, diretora do laboratório cognitivo-musical da Universidade do Arkansas, à WH.

A maioria das investigações realizadas nesta área sugere que são as músicas com um ritmo mais acelerado e com estruturas melódicas comuns, aquelas que mais nos ficam na cabeça.

 

A hora H

De acordo com os especialistas, o cérebro apanha este tipo de estímulo mais facilmente quando se encontra a realizar uma tarefa aborrecida (como, por exemplo, esperar numa fila, lavar a loiça ou conduzir).

A solução? Colocar o cérebro em atividade! Contudo, e se não for possível ler um livro ou fazer um quebra-cabeças, recomendamos um truque rápido: mastigar pastilha.

O movimento do maxilar interrompe o ciclo fonológico ao distrair a zona do cérebro que é responsável pelo pensamento repetido, explica Margulis.

Agora já sabe o que fazer da próxima vez que o seu cérebro estiver alegremente a ‘cantar’ algo como em modo repeat.

 

Brand Story