Menu
Inicio Nutrição Música pode afetar as nossas escolhas alimentares, diz a Ciência

Música pode afetar as nossas escolhas alimentares, diz a Ciência

Vale mesmo a pena baixar o volume ou optar por uma banda sonora relaxante.

música
música

Uma nova investigação encontrou uma ligação entre a música que ouvimos e as escolhas alimentares que fazemos – quando ambas são combinadas num determinado local, como um restaurante ou supermercado, por exemplo.

De acordo com os resultados, agora publicados no Journal of the Academy of Marketing Science, a música baixa ou total ausência de estímulos auditivos resulta num estado de maior relaxamento, o que leva à tomada de decisões alimentares mais saudáveis. Por outro lado, a música com decibéis elevados foi ligada à escolha e consumo de alimentos e refeições classificadas como más para a saúde.

 

Música: em casa, no restaurante ou no supermercado?

A investigação combinou dois momentos de análise: um estudo piloto, realizado num supermercado; e outro estudo, realizado num ambiente controlado, com vários grupos de estudantes. Ambos obtiveram o mesmo tipo de resultados.

Estes dados podem ainda ser relacionados com aqueles obtidos numa investigação anterior que descobriu que os indivíduos expostos a estímulos sonoros elevados ou desagradáveis enquanto comiam apresentam ritmos cardíacos e pressões arteriais mais elevadas e acabavam por comer porções maiores.

 


Leia também:

https://www.womenshealth.pt/treino/musica-mesmo-grande-aliada-dos-treinos/


 

Brand Story