Menu
Inicio Saúde Se fizer isto, pode evitar sofrer um AVC

Se fizer isto, pode evitar sofrer um AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte a nível mundial, sendo a principal causa em Portugal. Mas há como evitar.

avc
iStock

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de morte a nível mundial, sendo considerado a principal causa em Portugal. Segundo dados estatísticos, em 2008 foram registados por todo o mundo cerca de 6,2 milhões de mortes provocadas por acidentes vasculares cerebrais e estima-se que este número tenda a aumentar até 2030 para 23,3 milhões.

Os fatores de risco para um AVC são muitos, mas existem estratégias para ter uma vida muito menos propensa a isso. A forma como nos alimentamos, como exercitamos o corpo ou até mesmo a duração da amamentação dos filhos ajudam a diminuir o risco.

Segundo um estudo publicado na revista Journal of The American Heart Association, as mulheres que amamentam os filhos durante um maior período de tempo tendem a ter menos hipóteses de sofrer de um AVC, principalmente se forem mulheres de cor.

 

O poder da amamentação

Neste estudo, foram analisadas mais de 80.000 mulheres que se encontravam na pós-menopausa e e etnias diferentes.

Assim que cruzaram os dados, os cientistas descobriram que 58% destas mulheres amamentaram pelo menos um filho na vida e que esse ato de maternidade se mostrou eficaz na hora de reduzir o risco de AVC.

Na prática, as mulheres de cor que amamentaram tinham um risco de morte por AVC reduzido em 48%, enquanto esse risco para as mulheres latinas caiu em 32%.

 

Leia também

https://www.womenshealth.pt/living/fotografia-pai-amamentacao-bebe-viral/

 

Brand Story