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Missão contrarrelógio. Perca peso com a ajuda da rotina

O segredo para emagrecer? Ter uma rotina e respeitá-la ao máximo! Aqui dizemos como consegue fazê-lo (e sem espaço para deslizes).

O segredo para emagrecer? Apagar as luzes. Respeitar o seu relógio biológico pode dar-lhe noites bem dormidas e também o peso que deseja. Como? Com a Cronobiologia!

Crono-quê? Cronobiologia é nada mais nada menos que a ciência que estuda os fenómenos rítmicos nas estruturas biológicas… Sem mais rodeios, é o nome da disciplina que estuda aquele que conhecemos como relógio biológico.

Ahh! E por que é que deve decorar este termo? Nós explicamos, com a ajuda do Presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono e especialista em Sono Miguel Meira e Cruz.

É ele quem nos explica que existe um relógio biológico principal, uma espécie de orquestrador das funções orgânicas, que estabelece que existem momentos propícios para realizar determinadas funções.

É por isso que devemos dormir na hora X e comer na hora Y. No fundo, é como se o nosso corpo funcionasse a mando de um relógio que define horas certas para que tudo aconteça em harmonia.

O nosso corpo assume de imediato que o sono deve acontecer durante a noite, quando não há luz. Da mesma forma, também o apetite é regulado por este relógio biológico.

 

TIC TAC, TIC TAC

É por isso que um relógio biológico danificado pode ser um entrave no seu projeto de perda de peso.

“A alimentação é um dos pilares de acerto do relógio biológico. Embora o estímulo que mais potencie alterações no relógio interno seja a luz, existem outros dadores de tempo importantes, como o exercício físico e as horas de refeição”, alerta o especialista.

A chave para pôr os ponteiros no rumo certo? Para além de respeitar a hora de apagar a luz e dormir horas suficientes, também é preciso perceber qual é a melhor altura para calçar as sapatilhas.

“Quando é realizado com grande intensidade no final do dia/início da noite, o exercício tende a atrasar o sono e quando é realizado de manhã ou à noite mas com baixa intensidade, adianta-o”, esclarece o dr. Meira e Cruz. Está na hora de reprogramar o seu dia!

 

CABEÇA NA ALMOFADA

E por que é que o sono tem tanta importância no meio disto tudo? “O sono é um dos marcadores da ritmicidade circadiária e o indicador mais visível do nosso relógio. Aparentemente, se o relógio estiver em ordem, o ciclo de 24h sono-vigília será regular, com o sono a acontecer durante a noite e a vigília durante o dia”, esclarece o dr. Meira e Cruz.

No fundo, o sono é como se fosse a casa de partida para que tudo funcione como deve ser. Por isso, para dar corda ao seu relógio, é preciso respeitar a hora de desligar.

Se tem dificuldade em fazê-lo, ponha estas dicas em prática:

  1. SIM À ROTINA! A ideia não é fazer com que os seus dias sejam todos iguais, mas um pouco de regularidade tem efeitos muito positivos no acerto do seu relógio biológico. Para não sofrer de jet lag social, tente que os seus horários não sejam muito alterados com a chegada do fi m de semana!
  2. CLIMA NA CAMA. Desde o momento em que se deita até que se levanta, a temperatura corporal vai oscilando muito e um quarto demasiado quente pode enganar o seu organismo e levá-lo a pensar que já é hora de acordar. Os 22º são o ideal!
  3. QUARTO ESCURO. Segundo o especialista, a exposição solar tem o poder de adiantar funções orgânicas de manhã (de a acordar, basicamente!) e de atrasar o sono se for recebida durante a noite. Por isso, ao deitar-se, apague todas as fontes de luz. A melatonina vai atuar e dar-lhe um sono tranquilo!

 

Perca peso a tempo e horas. Não sabe como? Veja tudo nas imagens acima!

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