Menu
Inicio Iniciativas Missão Continente quer promover um estilo de vida saudável em 600 escolas...

Missão Continente quer promover um estilo de vida saudável em 600 escolas do país

Sensibilizar os mais novos para uma alimentação saudável e equilibrada é um dos principais objetivos.

estilos de vida saudáveis

De acordo com o COSI Portugal 2019 (Sistema de Vigilância Nutricional Infantil do Ministério da Saúde), coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), 15,3% das crianças de oito anos são obesas, incluindo 5,4% com obesidade severa, um valor que é de 10,8% nas crianças de seis anos (2,7% obesidade severa).

Além disso, os últimos dados relativos aos hábitos alimentares em Portugal, indicam que 40% dos adolescentes bebe refrigerantes diariamente e mais de 20% consome açúcar acima dos níveis recomendados.

De forma a mudar esta realidade, a Escola Missão Continente vai alargar o seu programa de responsabilidade social ao Pré-Escolar e ao 2º ciclo do Ensino Básico já este ano letivo, com a meta de chegar a 600 escolas. Até 2025 é esperado que chegue também ao Ensino Secundário e às Universidades Seniores.

Este programa que foi criado em 2016, tem como objetivo promover uma alimentação saudável, consumo consciente e estilo de vida ativo.

As crianças inscritas irão abordar a temática geral ‘Dieta Mediterrânica – uma opção saudável, sustentável e consciente”, onde em cada ano se aplicará um programa específico com conteúdos de acordo com as idades das crianças. Todas as turmas inscritas no programa vão explorar 4 temas ao logo dos 4 anos de acompanhamento.

Além disso, a Escola Missão Continente vai avaliar, pela primeira vez, o impacto do programa educativo para uma alimentação saudável, em 44 escolas do 1º ciclo, durante 4 anos consecutivos.

“Este estudo pretende ainda contrariar o provável impacto da pandemia por COVID-19 no progresso da obesidade infantil em Portugal, onde 1 em cada 3 crianças apresenta excesso de peso” refere Ana Rito, Presidente da Direção do Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS) e Investigadora do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), que coordena o estudo

As escolas interessadas em participar no projeto podem inscrever-se a partir de 20 de setembro, no site da Missão Continente em missao.continente.pt/escola.

Brand Story