
Já se aventurou nesta modalidade, tem as nos pés as suas primeiras sapatilhas corrida e até já tem um relógio que lhe informa sobre a distância, tempo e velocidade deste seu treino. Tem tudo o que precisa para tornar a prática de corrida mais consciente, no sentido de começar a evoluir.
Uma das questões que comummente assolam os iniciantes prende-se com a incerteza sobre em que se deve focar a cada corrida. Será nos minutos ou nos quilómetros?
Para Sérgio Santos, treinador de triatlo de alto rendimento e diretor técnico do Complexo Desportivo de Rio Maior, não há dúvidas: o tempo é o mais importante.
“Dependendo do nível de cada um, correr 30 minutos pode ter significados bem diferentes. Se a sua corrida for num percurso totalmente plano, correr 5 ou 6 km em 30 minutos pode parecer acessível. Já num percurso com muitas subidas, a mesma distância pode demorar 40 ou 50 minutos”. O treinador de atletas para os Jogos Olímpicos. João Martins, personal trainer e wellness coach do Algarve, é da mesma opinião. Para o PT, no início é preciso definir um tempo, tentar atingi-lo diariamente. Só quando tiver mais capacidade aeróbica é que deve passar a preocupar com a distância.
Agora que está esclarecida, resta-lhe definir: por quanto tempo correrá hoje?
Nota: tão importante quanto o treino, é a forma como alonga após a corrida, principalmente se abusou das distâncias. Para que o seu treino termine em grande, veja na galeria acima a melhor forma de alongar depois de correr.
Leia também