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Saiba quantas calorias gasta a andar pé entre estações de metro

Andar a pé entre estações de metro pode ser a solução para dizer adeus aos quilos extra e ganhar um pouco mais de saúde. Faça as contas e mude a rotina!

Quem faz as viagens entre casa e o trabalho (e vice-versa) de carro sabe o quão sedentária pode ser essa rotina diária a médio e longo prazo. Um ou outro passo até ao veículo e toda a restante viagem é feita sentada, sem movimento corporal.

quem anda de transportes fica a ganhar um pouco mais de ritmo e de saúde, mas, se quiser, pode também queimar todos os dias umas calorias extra e conseguir dizer adeus ‘àquele’ pneuzinho que tanto atormenta.

Sim, é tão simples quanto isto! E prova disso é o estudo realizado pela Treated.

A empresa decidiu calcular as calorias que seriam gastas se a pessoa saísse uma ou outra estação antes do trabalho/universidade e fizesse o resto da viagem a pé.

Os cálculos foram pensados para um adulto com peso normal e com uma passada na ordem dos 3km/hora – ritmo normal de caminhada (mas que está entre os desportos que mais calorias queimam).

Mas há opções para quem não gosta de caminhar – e todas elas fazem bem à saúde.

 

Depois do metro? Caminhar, pedalar ou correr

Vejamos os seguintes cenários:

  • Mora junto ao metro do Saldanha e trabalha na zona do Rato. Apanha o metro e decide sair uma estação antes, no Marquês do Pombal. A viagem a pé do Marquês do Pombal ao Rato demora cerca de nove minutos e resulta num gasto mínimo de 37 calorias. Numa ligeira corrida pode queimar 51 calorias e melhorar o IMC.
  • Já quem vai do Cais do Sodré ao Rossio e quer fazer todo o percurso a pé gasta cerca de 75 calorias numa caminhada de 18 minutos.
  • Do Marquês do Pombal a S. Sebastião existe apenas uma estação a meio – o Parque. Se a pessoa sair nessa mesma estação e fizer o restante percurso até S. Sebastião pode queimar cerca de 37 calorias em apenas 9 minutos.
  • Se vai da Avenida da Liberdade até Santa Apolónia, fazer o percurso entre o Terreiro do Paço e a estação de comboio a pé pode resultar num gasto de 61 calorias.

Convencida? Então acelere também o passo.

Sabia que as pessoas que andam mais rápido vivem mais do que aquelas que têm uma passada mais lenta? A conclusão é de um recente estudo que diz que as pessoas que andam a um ritmo elevado e médio apresentam um risco de mortalidade 20% inferior àquele associado aos indivíduos que caminham devagar.

Veja nas imagens acima os valores de calorias gastos entre estações e seja mais ativa!


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