Menu
Inicio Nutrição Seguir a dieta até ao fim? Só precisa de fazer isto

Seguir a dieta até ao fim? Só precisa de fazer isto

A dieta mais difícil é sempre a melhor dieta? Nem sempre tem de ser. Basta-lhe fazer isto…

Anote tudo o que come!

Para perder peso, o melhor indicador de sucesso é controlar e registar o consumo de calorias e gordura ao longo do dia. Só que o autocontrole da dieta é geralmente considerado desagradável e lento. Claro que depois, muitas pessoas não reúnem a força necessária para manter a dieta até ao fim. Conclusão? Continuam a ganhar peso.

Nova esperança para a dieta

Preparada? Segundo uma nova pesquisa publicada na Obesity, o autocontrolo na dieta pode ser muito menos desagradável do que pensa. O estudo realizado é o primeiro a quantificar a quantidade de tempo que uma dieta de autocontrolo demora para perder peso com sucesso.

“As pessoas odeiam dietas. Elas acham que demora muito tempo”.

Esta declaração pertence a Jean Harvey, autor do estudo. No entanto, acrescenta: “A pergunta que resolvemos colocar foi perceber quanto tempo o autocontrole da dieta realmente leva. Curiosamente, a resposta é ‘muito pouco’”!

A base do estudo

A equipa de Harvey analisou os hábitos alimentares de autogestão de 142 participantes durante uma intervenção de controlo de peso comportamental online. Os participantes reuniram-se semanalmente (durante 24 semanas) em sessões de grupo com um nutricionista. Todos registaram as calorias e gordura dos vários os alimentos e bebidas consumidas, assim como o tamanho das doses e os métodos de preparação.

Resultados conclusivos

Os participantes que perderam 10% do seu peso corporal (os ‘melhores’ do grupo) demoraram 23 minutos diários a fazer a lista de tudo o que comeram no primeiro mês do programa. No sexto mês, o tempo diminuiu para 14,6 minutos.

“Quem se autocontrolou três ou mais vezes por dia, e eram constantes dia após dia, foram os mais bem-sucedidos”.

Como vê, o autocontrolo é que faz toda a diferença e não o tempo que demora a preparar a alimentação regrada ou nos detalhes.

 

VEJA AINDA:

Água de cacto, a nova moda que já preocupa

 

Brand Story