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Os alimentos certeiros para uma mente saudável

Uma alimentação equilibrada é sempre a chave para ter mais saúde. No que toca à saúde mental, existem ainda alguns alimentos que podem ajudar mais.

Os alimentos certeiros para uma mente saudável

Já sabe que, para ser saudável deve ter uma alimentação equilibrada, praticar algum desporto e conseguir equilibrar a sua saúde física com a saúde mental. Não, não descobrimos a fórmula mágica para fazer tudo isto acontecer, mas existem alguns truques que podem ajudar a torná-la ainda mais saudável, sem ter de fazer dietas super restritivas que, passados uns dias vai abandonar, ou ter de ir ao ginásio seis vezes por semana.

E se lhe disséssemos que o truque para uma saúde mental de ferro passa pela quantidade de fruta e vegetais que consome? Uma vez mais, não é novidade que estes alimentos são essenciais para uma vida saudável, mas um novo estudo analisou os hábitos alimentares de cerca de 40 mil pessoas e chegou à conclusão de que o consumo de frutas e vegetais está intimamente ligado à saúde mental dos participantes.

 

A importância da saúde mental

A noção de saúde mental e a importância que lhe é dada são duas realidades recentes. Até há bem pouco tempo, quando se pensava em saúde apenas nos referíamos à saúde física, descorando os problemas mentais.

Este estudo da Universidade de Leeds, no Reino Unido, teve em conta uma série de fatores inerentes ao participantes como a idade, a educação e o estilo de vida. Ora, os investigadores vierem reforçar a ideia de que as frutas e os vegetais estão, de facto, associados a um benefício extra no que toca à saúde física.

No entanto, “novas pesquisas sugerem que [as frutas e os vegetais] também podem trazer benefícios para a saúde mental”, explica Neal Ocean, autor principal deste estudo. Apesar de serem necessários mais estudos para garantir a eficácia da fruta e dos vegetais na manutenção da saúde mental, os investigadores afirmam com segurança que “as pessoas que comem mais frutas e vegetais denotam um nível de saúde mental e satisfação com a vida superiores do que aquelas que consomem menos destes alimentos”, continua o especialista.

Além de melhorar a sua saúde mental, comer mais destes alimentos vai também torná-la mais saudável devido às propriedades nutricionais das diferentes frutas e vegetais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2017 morreram cerca de 3.9 milhões de pessoas devido ao consumo inadequado de legumes e vegetais.

Note que, segundo as diretrizes da OMS, deve consumir, diariamente, cerca de 400 g de vegetais, legumes e fruta, o que corresponde a cerca de cinco porções por dia.

 


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