Menu
Inicio Saúde Como assim menstruar duas vezes no mesmo mês?

Como assim menstruar duas vezes no mesmo mês?

Se uma menstruação por mês é mau, nenhuma mulher quer pensar na possibilidade de ‘aumentar a dose’. Mas a verdade é que pode acontecer, e não é assim tão pouco comum.

A cada 21 dias, a mulher fértil é presenteada com a menstruação que lhe dura cerca de quatro dias.

O corrimento pode durar apenas dois dias, ou pode chegar aos sete. E o período entre cada menstruação pode também ser superior aos 21 dias, chegando normalmente aos 35 dias sem menstruação.

Os números são conhecidos pela maioria das mulheres, que estão mais do que familiarizadas com este aspeto que as acompanha por várias décadas. De facto, por mais desagradável e incómodo que seja, menstruar dentro destes parâmetros é sinal de que, à partida, está tudo bem.

E quando não o está? Embora não seja o único motivo, a falta de menstruação associa-se de imediato à possibilidade de gravidez.

Pelo contrário, quando a menstruação surge mais vezes do que suposto, soam todos os alarmes. É que não se sabe, de todo, o motivo para esta (dupla) surpresa.

Lakeisha Richardson, ginecologista obstetra americana, explica que quase metade da população feminina passa por períodos de menstruação irregular. Ora, tal pode passar por períodos sem menstruar inferior aos 21 dias o que por vezes leva a que se tenha mais do que uma menstruação num mesmo mês.

Voltemos à questão que importa: mas porquê? Há mais do que uma resposta. No total, a especialista aponta 11 possíveis hipóteses. As mesmas podem depender de fatores como a idade, histórico médico ou histórico familiar.

Conheça cada uma delas na fotogaleria que lhe apresentamos no início deste artigo.

Clique aqui e siga-nos no Instagram


Leia também:

https://www.womenshealth.pt/saude/todas-as-mulheres-devem-saber-menstruacao/

Artigo via Women’s Health Brasil.

Brand Story