Menu
Inicio Gravidez Menstruação atrasada? Calma, pode não estar grávida

Menstruação atrasada? Calma, pode não estar grávida

As mudanças hormonais no corpo da mulher acontecem permanentemente, mas são mais intensas no começo da menstruação e no início da menopausa.

A menstruação tende a aparecer a partir dos 10 anos de idade e é um processo que muda por completo a vida de uma mulher. Esta fase estende-se até à menopausa, que normalmente pode acontecer a partir dos 45 anos.

As mudanças hormonais no corpo da mulher acontecem permanentemente, mas são mais intensas no começo da menstruação e no fim, ou seja, com o inicio da menopausa.

Se muitas mulheres não lidam bem com o início da menopausa, também o período em que começam a ser menstruadas pode ser complicado. Aqui torna-se importante o acompanhamento por parte da mãe ou de alguma amiga mais velha.

Com a entrada na adolescência e já com a menstruação, o tipo de preocupações muda, especialmente desde que a menina vira mulher e começa a ter relações sexuais.

 

Cada mulher é única

Na generalidade, o ciclo da mulher tem a duração de 28 dias, mas cada corpo é um corpo e pode haver variações. Quanto à duração e à intensidade do sangramento, também são duas questões muito pessoais e que variam de mulher para mulher., ainda assim, a duração normal da menstruação varia entre os dois e os setes dias.

Apesar de a menstruação, normalmente, aparecer todos os meses, existem diversos motivos pelos quais pode haver atrasos ou mesmo meses sem que apareça. Quando não aparece, o medo está instalado e o primeiro pensamento é de que existe uma possível gravidez. Mas calma! Nem sempre isso significa gravidez.

Na verdade existem muitos outros motivos que podem levar a desregulações hormonais no corpo da mulher e, consequentemente, a que a menstruação falhe por vezes. O mais importante é ser acompanhada por um ginecologista em quem confie e, caso comece a ter irregularidades no seu ciclo, ir a uma consulta para ver o que se pode estar a passar.

Veja a galeria e descubra algumas das causas mais comuns para o atraso na menstruação, segundo a publicação Medical News Today.

Brand Story