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Atenção, runners! As melhores sapatilhas de corrida para cada tipo de passada

A escolha acertada das sapatilhas de corrida é a forma mais eficaz de prevenir o aparecimento de lesões. Mas não só.

Se quer correr de forma confortável e segura e se pretende otimizar ao máximo cada treino, então deve mesmo procurar um calçado que se adapte na perfeição.

A procura de ajuda junto de especialista em podologia é fundamental para encontrar o modelo mais adequado.

Algumas lojas desportivas, como a SportZone, têm já disponíveis testes de passada.

 

Sapatilhas de corrida: Os tipos de passada

– Passada neutra

Quem corre com o pé em movimentos retos – dando impulso à ponta do pé com a parte externa do calcanhar – tem uma passada neutra. Ou como quem diz, tem uma passada natural.

Os corredores que encaixam neste perfil distribuem bem o peso, mas tendem a apresentar um maior desgaste na parte da frente da sola.

O calçado ideal é aquele que é classificado como universal/neutro.

 

– Passada pronadora

Quando o desgaste da sapatilha acontece na parte interna da sola, então o atleta tem uma passada pronadora.

Quem corre assim tende a fazer mais força no dedo grande do pé.

Por colocar os pés para dentro, é importante encontrar um modelo que promova um maior equilíbrio e estabilidade do pé.

 

– Passada supinadora

Ao contrário da anterior, neste tipo de passada a força e o impulso acontecem na parte exterior do pé, Sim, é o dedo mindinho o que mais sofre.

Além de ser importante optar por um modelo que promova uma maior estabilidade do pé, deve-se ainda optar por um calçado com amortecimento.

Quando o amortecimento não é assegurado, o risco de lesão nas articulações (em particular nos joelhos e tornozelos) é maior.

Clique nas imagens acima e fique a conhecer alguns dos melhores modelos para cada tipo de passada.

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